Publicado em: 14/10/2016 15h23 - Atualizado em 14/10/2016 20h41

Correr todo final de semana

Anieli Barboni
Ola Corredores de Indaiatuba
A corrida de rua já esta consolidada como um dos esportes mais praticados no Brasil, em Indaiatuba hoje, enfim podemos dizer que "a moda pegou"!
Temos provas todo final de semana na região com diferentes quilometragens, valores e público.
Mas ai vem a pergunta:
Eu posso participar de provas todo final de semana?
Eu diria que depende, se for por prazer, sem como diz no meio da corrida, "sentar a bota", não acredito que possa ser prejudicial, mas com certeza deve-se estar muito atento para não exagerar e correr com toda a intensidade sempre, o que com certeza não é bom para ninguém! No treinamento, é importante ciclos de mais intensidade com períodos de ciclos com menos, para que o organismo se recupere.
Com esta situação o que fazer com a programação de provas do corredor, devemos correr o que aparecer ou selecionar os eventos?
Acredito que o ideal é ter sempre uma prova alvo no calendário individual do corredor, por exemplo, uma maratona, uma meia ou uma prova mesmo que com menor distância, seja 5, 6 ou 10km, mas que o objetivo seja correr bem, com um bom desempenho, talvez quebrar recordes ou ganhar provas. Uma vez isto definido, fica mais fácil ajustar a agenda de corridas.
Neste meio tempo é legal realizar outras provas que nos ajudem a ganhar condicionamento, avaliar a evolução no treinamento e até mesmo para muitos ganhar mais experiência. No caso de uma meia maratona, provas de 8 a 15km são boas para estar compondo a programação. Já nos casos de maratona, o melhor são as meias. Muitas vezes pode-se correr uma, duas ou até mais meias maratonas no processo de preparação para uma maratona.
Portanto, fica a dica, não exagere correndo todos os finais de semana como se fosse a última corrida, mas é possível participar e competir em muitas provas, fazendo uma programação planejada.
Boa Semana e Bons treinos.

Veja Também:

Comentar