Publicado em: 31/10/2016 13h37 - Atualizado em 31/10/2016 19h19

Progrida infinitamente

A água que corre não deteriora, mas a água estagnada apodrece. Seja qual for o tipo de atividade a que se dedique, aquele que se contenta com o seu nível atual e se acomoda à doce vida "deteriorará" mais cedo ou mais tarde. Aquele que mantém a sua mente despertada e vigilante e procura sempre melhorar a sua vida e o seu trabalho progride infalivelmente, mas aquele que se acomoda só terá que regredir. Na vida há somente duas alternativas: ou progredir, ou regredir. Não há estacionamento ou meio-termo.
Mantenha os olhos da mente abertos e atentos para renovar e melhorar sempre a sua vida, a sua atividade, o seu modo de trabalhar e todas as coisas ao seu redor. Nenhuma pessoa deve considerar satisfatório o seu progresso alcançado. E nem deve perder a esperança de progredir mais, julgando-se incapaz de superar o nível alcançado. Não existe um teto fixado, nem ponto final para o progresso, onde já não haja mais possibilidade de desenvolver a capacidade ou melhorar o modo de trabalhar e administrar. Você deve, a cada momento e em todas as oportunidades, desenvolver a sua capacidade, elevar a eficiência de seu trabalho e melhorar a sua técnica de dirigir os negócios. No momento em que você julgar satisfatórias as suas realizações atuais e se envaidecer delas, cessará o seu progresso, desaparecerão as possibilidades de melhora e estará sendo dado o primeiro passo para a decadência e deterioração.
Extraído do livro O Livro dos Jovens de Masaharu Taniguchi. Informações com Sr. Ismael Artoni (19) 3875-3006. Participe do Domingo da Seicho-No-Ie, o modo feliz de viver em harmonia com a natureza!

Veja Também: