Publicado em: 25/11/2016 14h16 - Atualizado em 25/11/2016 20h10

Treinos no calor

João Panzetti
Ola Corredores
O verão esta ai e as temperaturas começam a aumentar cada vez mais.
Alguns cuidados são importantes para que você não se prejudique na tentativa de buscar sua saúde. Por isso criamos 10 dicas importantes para você se dar bem nesse calor.
1) Beba bastante água durante todo o dia. Durante a corrida, não deixe a água de lado e, caso seja um longão, uma bebida esportiva também pode ajudar. Depois do treino, os líquidos precisam ser novamente repostos.
2) Use a água também para se refrescar, molhando a cabeça, o pescoço e os pulsos.
3) Os sinais mais comuns de desidratação são: urina escura, perda de energia, tontura, falta de coordenação, cãibras, dor de cabeça e fadiga.
4) Escolha peças bem leves, confortáveis e de cores claras, para que o corpo transpire tranquilamente e possa se resfriar. Roupas escuras absorvem a luz do sol e o calor, por isso não são recomendadas. Evite tecidos de algodão, que molham com o suor e demoram mais tempo para secar.
5) Acessórios também podem te ajudar a se proteger ainda mais. Bonés, viseiras e óculos de sol são indicados.
6) O calor entre 10h e 16h é muito grande, portanto, escolha correr pela manhã ou após o entardecer. Caso não haja outra opção, procure um parque arborizado ou onde tenha sombra e hidrate-se ainda mais. No começo do dia, há uma vantagem: o asfalto está mais frio, diminuindo o calor.Preste atenção à temperatura e à umidade relativa do ar. Em um dia muito quente e úmido, o sistema de resfriamento do corpo não funciona de forma eficiente, podendo causar até hipertermia (elevação da temperatura corporal).
7) O calor exige mais do seu corpo, por isso, diminua o ritmo e, se preciso, caminhe um pouco.
8) Frutas, verduras e legumes - todos frescos - são boas opções para essa época do ano. Evite alimentos gordurosos, frituras, queijos e embutidos. Ao comprar algum produto industrializado, como uma barra de cereal, verifique se ele não estava exposto ao sol.
9) Protetor solar à prova d'água é indispensável sempre, mas principalmente nessa época. Ele evita queimaduras na pele, além de manter o corpo um pouco mais refrescado.
10) Ao sentir sinais fortes de exaustão, tontura, dores de cabeça ou sintomas relacionados, pare o treino imediatamente, procure uma sombra e beba muita água. Você corre o risco de desmaiar e, em alguns casos, entrar em colapso - quando a temperatura do corpo chega a 42º C.

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