Publicado em: 17/11/2016 14h55 - Atualizado em 18/11/2016 19h53

Porque os corredores se lesionam

João Panzetti
Olá amigos Leitores
Correr é tão bom que só de pensar em parar, me da arrepios, e pior ainda seria parar por motivo de lesão.
Pode parecer mentira mais segundo estudos, cerca de 92% dos corredores já sofreram algum tipo de lesão. Mas por qual motivo será que os corredores se machucam tanto?
O corpo humano é uma máquina complexa e as lesões podem ter origens múltiplas, elas podem estar associadas a questões do próprio indivíduo como anatomia, biomecânica, nutrição, parte hormonal, psicológica, nível de fadiga, hidratação e parâmetros bioquímicos, ou também a fatores relacionados ao treinamento como volume, intensidade, periodização, tipo de superfície e equipamentos.
Acredito ser muito difícil caracterizar apenas um fator gerador de lesão. Geralmente o que vemos é uma combinação de vários fatores.
Para evitar então essas temidas lesões criei cinco dicas fundamentais:
1. Comece devagar, sem pressa. Tenha paciência e siga corretamente as instruções de seu treinador. A evolução é contínua e cada etapa tem seu objetivo a ser atingido.
2. Nem toda dor é lesão. As vezes a dor é sinal de algum tipo de adaptação que o seu corpo está sofrendo com o exercício, porem fique atento, se a dor for unilateral e se perdurar por dias após o treinos. Procure um médico.
3. Escolha o tênis correto. Tenha em mente que não é ele o seu maior inimigo caso apareça uma lesão. Antes dele vem a falta de flexibilidade e de musculação, além de não respeitar seus limites.
4. Descanso também é treino. Respeite seu corpo.
5. Faça musculação. Isso diminui o risco de lesões e quem nunca correu precisa de ainda mais cuidado, pois tem a musculatura extremamente exposta a lesões e ainda despreparada para o impacto.
É isso galera, boa semana e bons treinos!

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM
  • DOUTOR ESTRANHO
  • PEQUENO SEGREDO
  • HORIZONTE PROFUNDO - DESASTRE NO GOLFO
  • TROLLS
  • É FADA