Publicado em: 22/12/2016 14h44 - Atualizado em 22/12/2016 20h55

Corrida na praia

João Panzetti
Férias chegando e muita gente descendo para a praia, a pergunta que escuto quase todo dia nesta época do ano é: como eu faço para correr na areia? Corro na parte molhada ou na areia fofa? Uso tênis ou corro descalço?
A começar correr na praia é tudo de bom, não é mesmo? Paisagem maravilhosa, longe da poluição de carros, gente bonita e ainda ajuda muito como modo de preparação.
Por isso vou esclarecer alguns pontos e ainda dar 5 dicas para deixar sua corrida ainda mais produtiva no litoral.
Tipos de piso: na areia molhada o impacto é muito maior do que na areia fofa, além disso, onde a areia é molhada costuma haver certo grau de inclinação o que pode ser prejudicial para suas articulações. Já na areia fofa como o pé afunda muito a força que você precisa fazer para se deslocar é muito grande e o gasto energético é aumentado em até 2,7 vezes, pelo o solo ser irregular e macio ele proporciona uma diminuição do impacto nas articulações, ativa os mecanismos de propriocepção e é um incremento no desenvolvimento da musculatura.
Calçado: se você não está acostumado a correr descalço aconselho a correr na superfície de areia molhada com tênis, isso por que o impacto ainda é considerável e pode provocar dores nas articulações do tornozelo e no joelho. Já, se você correr na areia fofa, aconselho você a correr descalço, na verdade, o tênis só tende a prejudicar pois enchera de areia e ficará cada vez mais desconfortável e pesado.
Intensidade: ao correr na areia fofa, como dito anteriormente, a intensidade aumenta muito por isso, diminua um pouco a intensidade da sua corrida, lembre-se de erguer bem o joelho e correr nas pontas dos pés, você provavelmente sentirá que estará realizando muita força no core podendo até sentir desconforto na lombar.
Horário: sugiro correr nos primeiro horários do dia até no máximo 8 horas da manhã, isso sim, por causa do sol, mas também pelo fato de ter poucas pessoas e a areia ainda estar fresca. Use protetor solar independente do horário!
Hidratação: lembre-se de hidratar também, uma água de coco ao final do treino vai coroar todo seu esforço.
#Partiuférias

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