Publicado em: 13/01/2017 14h49 - Atualizado em 16/01/2017 10h59

Como encontrar talentos

Marcelo Veras
Um leitor assíduo da nossa coluna semanal me enviou um e-mail fazendo uma pergunta e um pedido. O Adryan quer saber por que está tão difícil achar profissionais competentes para contratar e me pediu para escrever sobre o tema. Segundo ele, líder de uma equipe de assistência técnica e TI (Tecnologia da Informação), simplesmente não consegue contratar bons profissionais e vive num mundo de erros, retrabalhos e sobrecarga em cima de si. Então, vamos lá!
Bom, em primeiro lugar, Adryan e caros leitores, quero relembrar um tema que tenho abordado várias vezes aqui neste espaço. Em um dos meus artigos cheguei a dar ênfase no título - Leis Irrevogáveis. A tese é muito simples. Tudo que é abundante perde valor e encontra-se facilmente. Tudo que é escasso, ganha valor e é difícil de se encontrar. E isso vale para tudo, de tomate, que já foi capa de jornal em função do preço ter disparado em um ano de safra magra, a profissionais talentosos, que como no caso do Adryan, está mais difícil de achar do que político honesto.
O mercado de trabalho tem suas pérolas, que às vezes são difíceis de compreender. Se por um lado tem muita gente sem emprego e, em tese, uma enorme oferta de mão de obra disponível, por outro lado tem empresa com vaga aberta, oportunidade imediata e não contrata porque não encontra a pessoa que acha adequada. Estranho, não? Mas acontece, e muito.
Há duas semanas recebi uma ligação de uma amiga que trabalha com recrutamento, pedindo indicação para uma vaga de diretoria em uma grande empresa na região de Campinas. O salário é de dar inveja a qualquer um. Mas - pasmem - ela estava com dificuldade de encontrar e perguntou se eu podia ajudar. Parei tudo e fiquei uma hora passando a minha rede de contatos, alunos e ex-alunos. Ao final, consegui indicar três pessoas. Todos, obviamente, estão muito bem empregados e talvez dificilmente considerem uma mudança.
Pois bem, independente do cargo, nível da vaga ou perfil da empresa, não está fácil contratar. Aliás, nunca foi. Contratar bem é algo muito complexo, desafiador e difícil. Encontrar bons profissionais não é algo simples. É exatamente por este fato que existem empresas especializadas. Conheço várias e sou amigo de um diretor da maior do Brasil. Por mais que entrevistem milhares de profissionais por ano e tenham um banco de dados de dar inveja, nem sempre conseguem apresentar rapidamente um profissional para uma demanda.
Não vou dizer que o problema é insolúvel. Longe disso. Mas não há mágica ou solução milagrosa. Na minha visão, contar com um apoio profissional de uma empresa de recrutamento é o melhor caminho. Mas, além disso, tenho sido um grande defensor de que as empresas se transformem em escolas, ou seja, tanto o Adryan como todos os líderes de equipe precisam formar pessoas. Hoje, mais do que nunca, um líder tem que ser também um professor. Formar pessoas, embora leve mais tempo, é um dos caminhos mais inteligentes e efetivos para se ter uma grande equipe. Até o próximo!

Veja Também:

Comentar