Publicado em: 20/01/2017 13h11 - Atualizado em 23/01/2017 15h21

Medo x Coragem

Marcelo Veras
Começar um novo negócio não é fácil. Em nenhum lugar do mundo, ainda mais no Brasil. Muitos querem, poucos conseguem. Persistir, ter resiliência e acreditar em um sonho é tarefa para poucos. Nesta última quarta, participei da primeira reunião de 2017 do Comitê de Empreendedores da Amcham Campinas. A convidada foi Sônia Hess, filha do seu Duda e da Dona Adelina. Daí o nome da empresa e da célebre marca Dudalina, um caso de sucesso que dá orgulho ao Brasil. Ela, filha do casal e irmã de mais 15, contou a história da família e da marca.
Aliás, a primeira coisa que chamou a atenção de todos foi a sua primeira frase: "Eu não sou palestrante, hoje eu estou palestrante. E o que quero contar para vocês hoje é uma história de amor". Então começou, de forma clara, direta e muito sincera, a contar a história da marca Dudalina, desde que nasceu no interior de Santa Catarina, até criar a marca própria, deixar de ser apenas fabricante de roupas para terceiros, entrar no varejo, abrir mais de 100 lojas e virar um ícone no setor. Uma história muito bonita.
Saí dali com muitos aprendizados. Como sempre digo aos meus alunos, sempre temos algo novo a aprender. Por isso não perco oportunidades de ouvir histórias como a da Sônia. Resolvi escrever o que foi, para mim, o maior legado dessa noite. Ele se resume em uma frase, dita pela Sônia ao final da sua fala: "A coragem tem que ser sempre maior do que os medos". Mais uma para a minha coleção. Quem já, ao longo da carreira, promoveu uma grande mudança, seja de empresa, de setor, de área de atuação, ou quem já abriu o seu próprio negócio e colocou tudo o que tinha nele, sabe muito bem o que essa frase significa.
O medo é um sentimento muito valioso. É ele nos dá cautela, responsabilidade e atenção. Quem não tem medo não merece confiança. Quem diz que não tem medo de nada ou é mentiroso ou irresponsável. Entretanto, quando administramos a nossa carreira, seja ela como empregado ou empresário, o medo nunca pode ser maior do que a coragem.
Cito três exemplos que Sônia nos contou. Primeiro: aceitou convite para estudar moda na Espanha sem falar uma palavra em espanhol. Segundo: aceitou convite para ser jurada de um prêmio internacional sem falar uma palavra em inglês. Terceiro: decidiu entrar para o varejo e abrir lojas, acreditando na sua intuição, sem grandes experiências no setor.
Cada um dos fatos acima, contados por ela, geraram caras de espanto e gargalhadas. Mas o fato é que, com medo ou sem medo, ela foi. E disse com todas as letras: "Eu tive medo, mas a coragem era maior". É isso, hoje lhe deixou a seguinte pergunta: Quem está no comando da sua vida e da sua carreira? O medo ou a coragem? Até o próximo.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • TRIPLO X - REATIVADO
  • OS PENETRAS 2: QUEM DÁ MAIS?
  • OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES - RUMO A HOLLYWOOD
  • LA LA LAND - CANTANDO ESTAÇÕES
  • ASSASSINS CREED
  • EU FICO LOKO
  • MOANA - UM MAR DE AVENTURAS
  • PASSAGEIROS
  • MINHA MÃE É UMA PEÇA 2
  • SING: QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA