Publicado em: 13/01/2017 11h18 - Atualizado em 16/01/2017 10h59

Planejando seu calendário

João Panzetti
Olá corredores,
Começo de ano e é impossível não falarmos de planejamento, objetivos e metas. E se tratando de corrida hoje escrevo para ajudar-lhes a selecionar as provas do seu calendário.
Quando falo neste assunto parece que sou implicante, mas eu estaria sendo inconsequente se eu te orientasse a participar de todas as provas que aparecer. Pode parecer besteira, mas é um dos principais erros do corredor.
Tomar parte em muitas corridas em sequência acaba com o entusiasmo da competição, então quando chegar a sua corrida-objetivo será difícil colocar-se de corpo e alma nela. É preciso disciplina para escolher as competições, porém isso renderá frutos na sua corrida-objetivo. Além disso, por mais curta que seja a prova, o atleta sempre vai um pouco mais além dos seus limites. Isso gera um choque em todo o organismo, fazendo com que ele precise de um tempo para se recuperar, voltar a treinar e se preparar para outra corrida. Muitos corredores não levam isso em conta e acabam sobrecarregando demais o corpo.
Minha sugestão é fazer no máximo uma corrida por mês de 5km ou 10km, uma a cada trimestre de 21km e uma por semestre de 42km, mas isso lógico que vai depender do seu nível.
Para motivar o corredor, é legal estabelecer algumas provas-alvo em cada semestre, tomando cuidado para que não sejam nem muito fáceis e nem muito rigorosas. Essas escolhas devem, ainda, estar alinhadas com o objetivo do corredor, como abaixar o tempo em um determinado percurso ou aumentar a distância. Neste meio tempo adicione competições preparatórias antes da sua corrida alvo. São aquelas de menor importância que você usa para se preparar para as exigências tanto físicas como mentais da corrida objetivo.
Lembre-se que o preparo é fundamental, é necessário antes de se por a prova que você tenha treinado o suficiente para completar a prova conforme o proposto. Procure sempre o auxílio de um professor de educação física.
Uma vez ao mês nós da Esportivus vamos a uma prova com a equipe, se deseja saber quando e onde serão nossas próximas provas confira em nosso site www.esportivus.com.br.
Grande abraço!
João Panzetti - WhatsApp (19) 97419-4987

Veja Também:

Comentar