Publicado em: 19/01/2017 15h53 - Atualizado em 20/01/2017 21h21

Músculo ou coração?

João Panzetti
Olá amigos leitores!
O que você acha que é mais determinante para uma corrida? Músculos ou coração?
Sabemos que a corrida é um exercício predominantemente aeróbico, ou seja, um tipo de atividade na qual a energia é produzida pela utilização de oxigênio na queima dos substratos energéticos, principalmente os carboidratos e as gorduras.
Já a musculatura é fundamental para uma boa propulsão na passada, auxilia na postura e ainda protege as articulações.
Quando analisamos os benefícios do treinamento muscular, estamos falando também de melhorar o sistema de consumo de oxigênio, queimar mais substratos e assim produzir mais energia. Isso só é possível por algumas adaptações, como o aumento do número de vasos sanguíneos no tecido muscular, aumento do número de mitocôndrias (organelas nas quais o oxigênio "queima" os substratos) nas células e aumento da atividade das enzimas que catalisam as respectivas reações químicas.
Por outro lado, existe a absoluta necessidade de melhorar também a eficiência do coração. O coração, como bomba, tem a função específica de promover um aumento do fluxo sanguíneo aos músculos, aportando tanto o oxigênio quanto os substratos para produção de energia.
A melhora da eficiência do coração é decorrente principalmente de um fator: a capacidade de aumentar o volume de sangue ejetado em cada sístole (batimento). Este índice é chamado de volume sistólico, que o coração pode quase duplicar em decorrência do treinamento. Assim, para uma mesma frequência cardíaca, o coração estaria bombeando um volume maior de sangue.
Portanto, melhorar o desempenho significa obter tanto as adaptações musculares do treinamento, quanto as adaptações cardíacas. Sendo assim, (sendo redundante como o pessoal gosta de falar) é importante treinar ambos os dois (risos). Mas, um deles, na minha opinião, é mais importantes. Qual deles você acha?
Me mande um e-mail ou whatsapp (19 97419.4987) para deixar sua opinião. Grande abraço!

Veja Também:

Comentar