Publicado em: 20/04/2017 16h58 - Atualizado em 20/04/2017 21h10

Ponte passará por reforma nos próximos dias

Peitoril da passagem em frente à Prefeitura estava cedendo e manutenção já foi iniciada

Adriana Brumer Lourencini
Werner Münchow Pedras que serão utilizadas nos reparos já chegaram e parte da sustenção já foi retirada
No início do mês, a Tribuna divulgou falhas na estrutura da ponte em frente ao Paço Municipal, denunciadas por um engenheiro da cidade. Imediatamente, a Prefeitura instalou cavaletes reforçando a sinalização, enquanto equipes iniciavam os reparos.
Os problemas levantados pelo engenheiro incluem avarias na estrutura da ponte e rachaduras no peitoril. De acordo com a assessoria da Semop, o problema não representa riscos aos motoristas que trafegam por ali. As pedras que serão utilizadas nos reparos já chegaram e os serviços serão iniciados nos próximos dias.
"Ao longo do tempo, especialmente em situações climáticas de chuva intensa ou longa estiagem, o solo se desagrega e perde consistência, o que pode ocasionar a queda do peitoril da ponte. "Do ponto de vista da engenharia, uma construção está 'ok' ou não, para isso não existe meio termo", enfatizou Alexandre Novaes, engenheiro civil. "Por isso, levando em conta a idade e as condições da ponte, o ideal é demolir e fazer tudo de novo. Além disso, existe outro problema ali, na estrutura da construção, que fica em contato constante com a água. Nesse caso, o impacto maior é causado pela velocidade da água, mais do que por causa do volume", especificou o engenheiro.
Os esforços que pressionam uma das extremidades da ponte são oriundos de recalques (afundamento por perda de suporte do solo). "Basta olhar para ver que está explícita a área (placa de concreto) que afunda na direção do canto do guarda-corpo. Esta parte da ponte também necessita ser refeita", considerou Alexandre. "O principal objetivo do apoio é o de evitar que a ponte ceda e venha a cair", emendou o engenheiro.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • VIDA
  • VELOZES E FURIOSOS 8
  • A CABANA
  • OS SMURFS E A VILA PERDIDA
  • O PODEROSO CHEFINHO
  • A BELA E A FERA
  • SILÊNCIO