Publicado em: 20/04/2017 18h36 - Atualizado em 20/04/2017 21h10

Nível de emprego sobe e indústria paulista gera 13,5 mil vagas

Indaiatuba segue na contramão, com redução de 0,12% na abertura de vagas no setor

Adriana Brumer Lourencini
Eliandro Figueira (Arquivo) No acumulado no ano, desempenho foi positivo em 0,90%
O nível de emprego da indústria paulista apresentou variação positiva de 0,45% em março, com a geração de 9,5 mil postos de trabalho, sem ajuste sazonal. Com o ajuste, há recuo de 0,12%. Os dados são da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, feita pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon), divulgada nesta terça, dia 18.
O resultado positivo, registrado após um mês de quedas, foi influenciado pelos setores de açúcar e álcool, que estão aquecidos por conta do período da safra agrícola. Os dados mostram que o primeiro trimestre do ano acumulou um saldo positivo de 13,5 mil vagas na indústria paulista (equivalente à variação de 0,62%). No ano passado, esta variação era de -1,33%.
O setor industrial de Indaiatuba, no entanto, teve redução de 0,12% na geração de postos de trabalho. Na variação acumulada no ano, apresentada pela Diretoria Regional do Ciesp, o índice ficou positivo em 0,90%.
Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa para o mês de março, oito ficaram positivos, 12 negativos e dois permaneceram estáveis. Entre os positivos, o destaque fica por conta do segmento de petróleo e biocombustíveis (7,31%) e produtos alimentícios (2,47%). Do lado negativo, o segmento que mais demitiu foi o de produtos diversos (-1,82%) e o de impressão e reprodução de gravações (-0,98%).
Em 36 diretorias regionais do Ciesp, a variação no mês ficou positiva no Estado (0,45%); e também no interior paulista (0,82%). Na Grande São Paulo houve recuo de -0,53%.
Regionais
Em 16 diretorias regionais foram registrados dados positivos. Em Piracicaba (3,13%), o resultado foi influenciado pelo setor de produtos alimentícios (11,47%) e de máquinas e equipamentos (1,30%); Jaú (2,98%), por produtos alimentícios (6,41%) e artefatos de couro e calçados (3,09%) e Limeira (2,56%), por produtos diversos (15,63%), petróleo e biocombustíveis (8,09%).
De acordo com o gerente do Depecon, Guilherme Moreira, números apontam para estabilidade. "O resultado positivo de março mais que compensou a queda em fevereiro. Essas oscilações são normais e mostram que o nível do emprego tende a se estabilizar", detalha.

Construção civil tem terceira queda seguida

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), divulgou esta semana os dados de emprego do setor da construção civil, referentes ao mês de fevereiro de 2017. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
Indaiatuba tem nova baixa em vagas no setor da construção civil, com terceira queda consecutiva e o segundo maior índice de queda. Segundo a pesquisa, fevereiro teve queda de 1,80% em relação a janeiro. O percentual corresponde a 106 postos de trabalho a menos na cidade, no mês de referência.
Ainda em comparação com o primeiro mês do ano, apenas duas cidades da região de abrangência do SindusCon-
SP tiveram aumento no número de vagas: Americana e Paulínia. Já as maiores quedas foram registradas em Piracicaba e Indaiatuba.
Na comparação com o mesmo período de 2016, a variação ficou em -7,58%, com queda de 747 vagas. A última variação positiva do índice havia sido em novembro de 2016, quando registrou alta de 0,10%. Hoje, o estoque acumulado de trabalhadores é de 5.782 pessoas com carteira assinada.
"A retomada da economia brasileira depende diretamente da estabilidade política que, desde o início do ano, tem demostrado que vai demorar a acontecer. Nas cidades com reação positiva, os índices foram bem discretos e ainda não contrapõem o desempenho de 2016 - já que todas as cidades de nossa cobertura continuam negativas na comparação", explica Marcio Benvenutti, diretor da regional do SindusCon-SP.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • VIDA
  • VELOZES E FURIOSOS 8
  • A CABANA
  • OS SMURFS E A VILA PERDIDA
  • O PODEROSO CHEFINHO
  • A BELA E A FERA
  • SILÊNCIO