Publicado em: 13/04/2017 12h29 - Atualizado em 13/04/2017 18h18

A trilogia final

Velozes & Furiosos 8 reúne as qualidades que garantiram longevidade à franquia

Fábio Alexandre
Quando chegou aos cinemas em 2001, a franquia Velozes & Furiosos parecia mais do mesmo, com atores pouco conhecidos pelo público. No entanto, aos poucos, a mistura de cenas de ação, carros envenenados e um elenco central que parecia uma grande família - como costumavam dizer - conquistou o público de forma certeira. Junte a tudo isso roteiros repletos de reviravoltas e que ligam os filmes de maneira surpreendentes e terá uma fórmula de sucesso nas mãos.
Ninguém melhor que Vin Diesel para afirmar isso. O ator ganhou o mundo com a franquia e mesmo quando desistiu dela, se viu obrigado a voltar para manter-se no topo. Agora, 16 anos depois, eles estão de volta para abrir o que chamam de última trilogia em Velozes & Furiosos 8, que estreia no Topázio Cinemas.
O sucesso é comprovado. Velozes & Furiosos 7 (2015) foi um dos filmes mais rápidos a atingir a marca de um bilhão de dólares no mundo todo e sexto maior faturamento em bilheteria de toda a história do cinema. O trailer do novo filme, lançado em dezembro, passou das 139 milhões de visualizações em 24 horas após seu lançamento.
Nesta nova aventura, agora que Dom (Diesel) e Letty (Michelle Rodriguez) estão casados e Brian (o falecido Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) se aposentaram - e o resto da equipe foi exonerada - o grupo parou de viajar pelo mundo e encontrou algo semelhante a uma vida normal. Mas tudo muda quando uma mulher misteriosa, Cypher (Charlize Theron), seduz Dom para o mundo do crime, do qual ele não consegue se desvencilhar e acaba traindo seus amigos mais íntimos, que vão enfrentar as maiores atribulações de suas vidas.
Das praias de Cuba e das ruas de Nova York até as planícies geladas do Ártico, no Mar de Barents, essa tropa de elite vai cruzar muitas fronteiras para deter os planos anárquicos que querem instalar o caos no mundo e trazer para casa o homem que fez deles uma família.
Estão de volta Dwayne Johnson no papel de Hobbs, agente da defesa americana que agora terá que reunir seus agentes a fim de reprogramar Dom e evitar a destruição mundial; Michelle Rodriguez no papel de Letty, formada nas ruas e no segundo posto mais alto da hierarquia do grupo, com a missão pessoal de trazer seu marido de volta; e Tyrese Gibson como Roman, mulherengo falastrão que nunca deixou de se livrar de alguma situação espinhosa graças ao seu charme.
Completam a equipe Chris "Ludacris" Bridges no papel de Tej, brilhante tecnocrata e excelente mecânico de automóveis; Jason Statham como Deckard Shaw, assassino mercenário que agora tem mais coisas em comum com o grupo de Dom, seus inimigos, do que podia sequer imaginar dentro de sua cela em uma prisão de segurança máxima; Kurt Russel no papel de Sr. Ninguém, agente federal que resolve tudo na base da reciprocidade e à margem da lei; e Nathalie Emmanuel como Ramsey, hacker genial cuja invenção é cobiçada por todos os governos e células terroristas do planeta.
Também está de volta Elsa Pataky como Elena, ex-policial do Rio de Janeiro e atual agente do departamento de defesa americano diante de um dilema impossível na tentativa de salvar as pessoas que ama. Entre as estreias do elenco estão Scott Eastwood no papel de Eric Reisner, discípulo do Sr. Ninguém; e a vencedora do Oscar, Helen Mirren, no papel da mulher que é tão misteriosa quanto qualquer mulher que Dom conheceu em suas missões internacionais.
Retorno
Vin Diesel, produtor da série desde o primeiro filme, diz: "Eu só aceitei continuar a saga se fizéssemos a melhor trilogia final para nós mesmos, pelo legado do nosso irmão Paul (falecido em 2013) e pela Universal, que nos apoiou muito ao longo dos anos. Em Velozes & Furiosos 7, nosso foco foi não apenas fazer o melhor filme da saga, mas também honrar o que ela representou durante quase duas décadas. A chave deste próximo episódio é desafiar os temas centrais que persistiram, e fazer isso de uma forma que cause impacto, mas também seja divertida".
O roteirista Chris Morgan trabalha pela sexta vez na série, este episódio foi seu maior desafio. "Velozes & Furiosos 8 é, na verdade, sobre os efeitos de um instante profundo que altera tudo em que você acredita. O que acontece quando a figura central da sua família, o homem que pregava a lição de nunca virar as costas para a família, viola essas regras?", questiona. "O que acontece se ele virar vilão e a família dele tiver que lutar contra ele? É uma coisa inédita e, à vezes, um pouco assustadora. É um drama excelente, e nos dá razões muito fortes para avançar com a franquia".
Neal H. Moritz, produtor da série, observa: "O que sempre me impressiona é ver o quanto somos capazes de desenvolver e manter a pouquíssima separação que existe entre mocinhos e vilões ao longo desta série. Permitimos que todos os personagens, novos e antigos, crescessem em várias direções. Nunca iniciamos um novo capítulo com qualquer espécie de ideia preconcebida do que eles devem fazer e deixamos que todos os personagens cresçam de forma orgânica em cada filme".
Com cenas de ação que beiram o absurdo, uma trilha sonora caprichada e reviravoltas que não acabam mais, Velozes & Furiosos 8 comprova as razões de tamanha longevidade da franquia. Além disso, oferece um novo caminho, que deve garantir os próximos dois filmes. Entretenimento descompromissado, mas muito bem feito. Vale a pena conferir.
Dominic Toretto é obrigado a trabalhar para a misteriosa Cypher e acaba traindo amigos Dominic Toretto é obrigado a trabalhar para a misteriosa Cypher e acaba traindo amigos (Crédito: Fotos: Divulgação)
Equipe de Dom precisará se unir para resolver grave ameaça e trazer a família de volta Equipe de Dom precisará se unir para resolver grave ameaça e trazer a família de volta (Crédito: Divulgação)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • VELOZES E FURIOSOS 8
  • OS SMURFS E A VILA PERDIDA
  • A CABANA
  • DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO
  • A VIGILANTE DO AMANHÃ: GHOST IN THE SHELL
  • O PODEROSO CHEFINHO
  • FRAGMENTADO
  • A BELA E A FERA
  • T2 TRAINSPOTTING