Publicado em: 20/04/2017 11h10 - Atualizado em 20/04/2017 20h35

Orquestra Sinfônica leva seu concerto matinal para Ciaei

Apresentação acontece no dia 30, com formação de cordas

Fábio Alexandre
Rafael Rodrigues No programa, que abre série de concertos, a orquestra apresenta obras do século XX escritas para a formação de cordas
No dia 30 de abril, a Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), recebe a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba para mais um concerto da temporada 2017. A apresentação terá início às 11 horas e abre uma série de concertos matinais da orquestra, que prometem uma programação leve e informal, com o objetivo de oferecer às famílias uma atividade cultural de qualidade aos domingos.
No programa deste concerto, a orquestra apresenta obras do século XX, escritas para a formação de cordas. "São peças geniais que têm em comum o fato de terem sido concebidas como suítes barrocas, mas utilizando sempre uma linguagem moderna, como a Simple Symphony - ou Sinfonia Simples - que o inglês Benjamim Britten escreveu baseada em movimentos de danças a partir de temas que ele mesmo criou na infância", conta Paulo de Paula, regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba.
"Assim como o Prelúdio da Bachiana nº 4, de Heitor Villa-Lobos, da série das Bachianas Brasileiras inspiradas na obra de Jonhann Sebastian Bach", completa o maestro. A orquestra executa ainda Danças e Árias Antigas para Alaúde, composta e orquestrada para a formação de cordas por Ottorino Respighi, e também a suíte St. Paul, de Gustav Holst.
O concerto é uma realização da Prefeitura Municipal de Indaiatuba junto a Secretaria de Cultura e a Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba. A entrada é franca e limitada à capacidade da Sala Acrísio de Camargo, que é de 750 pessoas. O Ciaei fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, no Jardim Regina.
Histórico
Criada em 2004 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem como finalidade principal promover o desenvolvimento musical da cidade oferecendo a toda população apresentações de alto nível.
O grupo tem realizado na cidade um intenso trabalho de formação de público através de concertos comentados, tornando a música clássica acessível a uma grande parte da população, além de possibilitar que os jovens instrumentistas se desenvolvam técnica e musicalmente através de aulas gratuitas de instrumento e teoria musical. A Orquestra tem se apresentado em cidades como Vinhedo, Serra Negra, Jaguariúna, Salto, Monte Verde, Piracicaba, Pindamonhangaba, Itapira e São Paulo.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • VIDA
  • VELOZES E FURIOSOS 8
  • A CABANA
  • OS SMURFS E A VILA PERDIDA
  • O PODEROSO CHEFINHO
  • A BELA E A FERA
  • SILÊNCIO