Publicado em: 03/04/2017 15h47 - Atualizado em 03/04/2017 19h31

Mobilidade urbana

Na sexta-feira, a Prefeitura de Indaiatuba irá apresentar o Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PDMUS). Programado, inicialmente para abril de 2015 pela Secretaria de Governo do Poder Federativo do Governo Federal, muitas cidades nem começaram a elaborar a proposta. Por aqui, depois de todos os passos pós-audiência, as propostas debatidas serão incluídas no Plano Diretor do município.
Por ele, a cidade foi dividia em três setores: o de expansão, em consolidação e o já consolidado. Para cada área, propostas diferentes que, pelo menos na teoria, parecem resolver alguns problemas que Indaiatuba já enfrenta no tráfego, como alguns funis de trânsito, a falta de ciclovias e ciclofaixas que facilitariam a locomoção e aumentam a segurança dos ciclistas, além do incentivo a menor utilização de veículos na região central, que está começando a ficar saturada.
Mas um item é de extrema importância para o momento que vive a cidade: com base no contexto de gestão de tráfego, foi proposta a implantação de medidas de controle de acidentes, a implantação de um Programa Permanente de Redução de Acidentes, melhoria das condições de sinalização das vias e implantação de novas ferramentas de gestão. Em um ano (três meses) onde 12 pessoas já morreram por conta de acidentes na cidade, qualquer esforço para se ter um trânsito mais seguro é bem-vindo.
O programa permanente proposto precisa contemplar maior fiscalização e uma campanha intensiva de prevenção de acidentes. Essa é a única combinação que pode ajudar na diminuição das vítimas de acidentes.
Se todas as outras propostas saírem do papel, certamente Indaiatuba caminhará para uma cidade evoluída nesse sentido e, provavelmente, com índices bem menores de vítimas de acidentes.

Veja Também:

Mais lidas
Filmes em cartaz
  • A VIGILANTE DO AMANHÃ: GHOST IN THE SHELL
  • O PODEROSO CHEFINHO
  • POWER RANGERS
  • FRAGMENTADO
  • A BELA E A FERA
  • KONG: A ILHA DA CAVEIRA
  • LOGAN
  • UM LIMITE ENTRE NÓS