Publicado em: 15/05/2017 18h12 - Atualizado em 17/05/2017 12h58

Pelo direito da defesa

Em sua visita à redação da Tribuna, o prefeito Nilson Gaspar fez um apanhado de seus quase cinco meses à frente da gestão da cidade e, entre os temas recorrentes, ele falou sobre a questão da segurança.
Gaspar lembrou que Indaiatuba possui hoje um dos menores índices de criminalidade da região; contudo, as notícias sobre assaltos e roubos sob ameaça de arma de fogo têm estampado nossas capas em publicações recorrentes.
Nem mesmo os políticos locais escapam das ações, cada vez mais descaradas, dos criminosos. Na última quinta-feira, o vereador Cebolinha passou por apuros nas mãos de quatro bandidos, muito bem organizados e armados com submetralhadora. E neste final de semana, uma família na Vila Rubens viveu momentos de terror enquanto era rendida por criminosos, que sabiam até os detalhes de transações comerciais efetuadas pelo proprietário da casa.
Apesar do prefeito enumerar medidas de segurança implantadas, como o sistema de câmeras de monitoramento, a compra viaturas; e o investimento de R$ 2,5 milhões no setor, feito pelo governo federal, estes são apenas recursos paliativos - já que o tema é complexo e envolve vários fatores.
Gaspar também anunciou que o Exército vem para cá em julho, para ações de treinamento e patrulhamento durante dez dias. Ele destacou ainda o projeto Vizinhança Solidária, o qual tem sido incentivado pelo vereador Pepo no Campo Bonito.
Diante do cenário atual, vemos que o que engessa a segurança não só no município, mas no País, são nossos legisladores, que parecem mais interessados em manter interesses escusos .
Enfim, cabe a nós, cidadãos e vulneráveis, criarmos meios de defesa. O Vizinhança Solidária pode ser um bom começo, mas precisamos de leis efetivas, que sejam cumpridas, para que reconquistemos o direito de ir e vir garantidos pela Constituição.

Veja Também:

Mais lidas
Filmes em cartaz
  • ALIEN: COVENANT
  • O DIA DO ATENTADO
  • NINGUÉM ENTRA, NINGUÉM SAI
  • A AUTÓPSIA
  • GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2
  • VELOZES E FURIOSOS 8
  • A CABANA