Publicado em: 27/07/2017 09h29 - Atualizado em 28/07/2017 20h54

Colaboração x Crescimento

"Quer crescer? Compartilhe!"
Nesta última semana participei do InstructureCom 2017, um evento nos EUA promovido pela Instructure, uma empresa de seis anos de idade, mas que já ganhou um espaço no mercado de dar inveja. Eles desenvolveram uma tecnologia de Educação a distância chamada Canvas. Nosso grupo é cliente há um ano e vim para este evento conhecer, trocar e aprender com outras escolas do mundo que usam a mesma ferramenta, tais como Harvard, Stanford, entre outras. Escolas de renome, dos cinco continentes, trocando suas experiências compartilhando dores e dicas de como melhorar a experiência de aprendizado de seus alunos através da tecnologia. Um evento gigante e muito bem organizado, para mais de dois mil educadores.
Pois bem, o clima ao longo dos dias tinha um só nome - compartilhar. É contagiante ver como as pessoas que estão ligadas a esta empresa têm uma vontade compulsiva de contar o que faz e como faz. O interessante é que, embora existissem no evento escolas concorrentes, o espírito de compartilhamento estava acima de qualquer coisa. Todos preocupados e focados em melhorar a Educação e a aprendizagem dos alunos.
O grande Adam Grant, no seu livro "Dar e Receber - uma abordagem revolucionária sobre sucesso, generosidade e influência", mostra com uma clareza incrível como profissionais colaborativos e "doadores" vão mais longe. Depois que bebi desta fonte, passei a reforçar ainda mais nos meus alunos a importância do espírito colaborativo. Quanto mais colaboramos, maior a nossa rede de apoio formal e informal. Não tenho mais dúvidas - quem mais trabalha pelos outros e para os outros, vai mais longe na carreira.
Neste evento, com as melhores escolas do mundo, compreendi facilmente porque essa empresa ganhou um mercado gigantesco, cresce exponencialmente ano a ano e foi escolhida pelas melhores escolas do mundo. Simplesmente porque desenvolveu uma cultura de inovação aberta e colaborativa. Do presidente ao gestor de um segmento, todos muito simples, carismáticos, inteligentes (sem arrogância) e pautados pela excelência e pela colaboração.
Portanto o meu recado de hoje tem este pano de fundo - a colaboração. Essa palavra, simples de entender, mas que muitos profissionais não a usam no dia a dia e, portanto, não usufruem dos seus benefícios. O poder da colaboração é indescritível. E a minha pergunta para você hoje é: como está o seu poder de colaboração? O que tem feito, com frequência e consistência, para ajudar seus pares, subordinados, superiores, parceiros, fornecedores e demais pessoas com as quais convive? Faça uma lista e procure incorporar, sem economias, uma pauta de colaboração na sua agenda. Desprenda-se um pouco dos seus interesses e, genuinamente, busque dedicar alguma parcela do seu tempo e da sua energia para trabalhar para quem está à sua volta. Posso lhe garantir uma coisa: sua carreira vai agradecer. E muito. Até o próximo!

Veja Também:

Mais lidas
Filmes em cartaz
  • DUNKIRK
  • EM RITMO DE FUGA
  • COMO SE TORNAR UM CONQUISTADOR
  • TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO
  • CARROS 3
  • REAL: O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA
  • D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL
  • HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR
  • MEU MALVADO FAVORITO 3