Publicado em: 27/07/2017 17h13 - Atualizado em 28/07/2017 16h09

41ª Festa da Tradição

Evento celebra os 600 anos do padroeiro São Nicolau de Flüe e 40 anos do Tanzgruppe

Fábio Alexandre
Divulgação Verba vai para manutenção da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Colônia Helvetia
Em sua 41ª edição, a Festa da Tradição da Colônia Helvetia celebra os 600 anos de São Nicolau de Flüe, padroeiro da Suíça, além dos 40 anos do Tanzgruppe Helvetia, grupo de danças folclóricas da colônia, em dois dias de apresentações culturais e o melhor da gastronomia típica. Na última edição, mais de 11 mil pessoas passaram pelo evento. A entrada é franca e a organização do evento oferece estacionamento oficial com seguro por R$ 20.
"A Festa da Tradição marca a comemoração do Dia da Festa Nacional Suíça, celebrado em 1º de agosto. Trata-
se da festa mais tradicional da Colônia Helvetia e este ano comemoramos os 600 anos de São Nicolau de Flüe, padroeiro da Suíça, além dos 40 anos do Tanzgruppe Helvetia", conta Carlos Alberto Ambiel, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de Flüe (SESNF).
O Tanzgruppe Helvetia foi fundado em 1977, por 11 meninas descendentes da colônia. As primeiras coreografias foram baseadas em passos de balé e a primeira apresentação aconteceu na primeira edição da Festa da Tradição. Em 1987, por conta das comemorações dos 100 anos de fundação da Colônia Helvetia, que seria comemorado no ano seguinte, Maria Auxiliadora Amstalden, uma das fundadoras do grupo, foi buscar novidades em São Bento do Sul (SC), junto a grupos de danças germânicas.
"A visita rendeu uma grande parceria e impulsionou o trabalho do Tanzgrup-
pe Helvetia, que atualmente com mais de 80 integrantes, com idade entre 4 a 82 anos, e acumulam apresentações pelo Brasil e exterior", afirma o presidente da SESNF.
Gastronomia
Além das apresentações culturais, outro ponto alto daFesta da Tradição é a gastronomia. Entre os destaques estão o Eisbein (joelho de porco), Kassler (bisteca suína), Schüblig (salsichão com salada de batata), Cervela e Bratwurst (salsichões), Bauerbratwurst ou Kalbsbratwurst mit Rösti (salsichões camponês e vitela com batata grelhada), Käsekuchen (torta de queijo), Apfelkuchen (torta de maça), café com leite e bolos, entre outras opções como os doces Stalden e pratos Berna.
Os pratos típicos são todos preparados pela equipe de voluntários. "A principal característica de nossas festas é manter a comunidade ativa. Para isso, contamos com a união e trabalho voluntário dos nossos membros", afirma Carlos. "A renda é destinada à sociedade, em prol da manutenção e preservação patrimonial e cultural da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e suas atividades de promoção humana".
Entre as demais atrações, apresentações folclóricas do grupo de Obwälden, vindo diretamente da Suíça, e da etnia-irmã de Helvetia, a colônia alemã de Friburgo, de Campinas. A Banda Schnapsmuisig, de Helvetia, e o coral de Jodler, que irá cantar a missa de amanhã, também se apresentam. O evento contará ainda com premiações para campeonatos esportivos típicos de Jass (jogo de cartas) e Tiro ao Alvo. O tradicional cortejo de Laternenzug (lanternas) até a fogueira simbólica marca as comemorações de 1° de agosto e o encerramento do evento.

PROGRAMAÇÃO

Hoje - 29 de julho
12h - Solenidade de abertura e Schützentrunk (Gole dos Atiradores)
12h30 - Almoço e apresentação da Banda Schnapsmuisig
14h - Apresentação do Grupo Folclórico de Obwalden
15h30 - Apresentação do Tanzgruppe Helvetia
16h45 - Confraternização com a Banda Schnapsmuisig
17h15 - Tanzgruppe Freidburg da Colônia de Friburgo
18h - Missa em homenagem aos 600 anos de São Nicolau de Flüe
Amanhã - 30 de julho
9h30 - Missa Solene
11h - Ato Cívico Comemorativo
12h30 - Almoço e apresentação da Banda Schnapsmuisig
14h - Apresentação do Grupo Folclórico de Obwalden
15h30 - Apresentação do Tanzgruppe Helvetia
16h30 - Coroação, cortejo e premiações do Rei do Tiro e Jass
17h30 - Laternenzug
18h - Encerramento com a fogueira simbólica

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • DUNKIRK
  • EM RITMO DE FUGA
  • COMO SE TORNAR UM CONQUISTADOR
  • TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO
  • CARROS 3
  • REAL: O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA
  • D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL
  • HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR
  • MEU MALVADO FAVORITO 3