Publicado em: 10/08/2017 11h24 - Atualizado em 14/08/2017 09h43

Valerian: ficção científica que nasceu dos quadrinhos

Roteiro original inspirou primeiro filme da franquia Star Wars

Da Redação
Divulgação Dupla trabalha para o governo dos territórios humanos e deve manter a ordem no universo
O durão Valerian (Dane DeHaan) e sua companheira ruiva Laureline (Cara Delevingne) usam a tecnologia do século 28 para viajar pelo tempo e espaço e proteger os planetas que formam o Império da Terra contra bandidos que planejam criar paradoxos e romper o espaço-tempo contínuo.
Na história, os dois são agentes especiais do governo dos territórios humanos e têm o dever de manter a ordem no universo. Apesar disso, Valerian deseja algo mais que uma relação estritamente profissional com a sua colega - perseguindo-a abertamente com propostas românticas. No entanto, o seu historial com mulheres e os valores tradicionais dela levam a que Laureline o rejeite continuamente.
Sob as ordens do seu comandante, Valerian e Laureline embarcam numa missão até à majestosa cidade intergaláctica de Alpha, uma metrópole em constante expansão e cuja população é formada por milhares de diferentes espécies dos quatro cantos do universo.
Ao longo do tempo, os dezessete milhões de habitantes de Alpha vão se unindo, combinando suas habilidades, tecnologias e recursos para o bem coletivo. Mas, infelizmente, nem todos os que vivem em Alpha partilham as mesmas visões e objetivos; na verdade, forças ocultas estão a trabalhar contra elas, colocando a humanidade em grande perigo.
O filme francês, que estreou nesta quinta no Topázio Cinemas dos Shoppings Jaraguá e Polo, tem direção de Luc Besson, que também participou do roteiro com Jean-
Claude Mézièrese e Pierre Christin, e traz no elenco Cara Delevingne, Dane DeHaan e Clive Owen.
Influência
Por volta dos anos 60, Christin e Mézières decidiram passar um período nos Estados Unidos e, quando retornaram à França, eles tiveram a ideia de criar uma história de Velho Oeste. No entanto, o gênero já era explorado no clássico Lucky Luke e, por conta disso, Christin transformou a ideia em ficção científica - formato pouco desenvolvido na época.
Assim, nascia o mundo de Valerian, uma ópera espacial que misturava ação e humor, e trazia um universo repleto de novas criaturas, naves espaciais e aventuras pelo desconhecido. A ideia fez grande sucesso na França, e as histórias em quadrinhos (HQs) rapidamente tornaram-se clássicos do gênero e uma referência ao redor do mundo. A criação da dupla de quadrinistas francesa teria inspirado Star Wars, de George Lucas, no final dos anos 1970. Uma das maiores ficções cientificas da história, o longa de 1977 deu origem a uma das franquias mais rentáveis de todos os tempos, somando fãs e apresentando o gênero para futuros cineastas até os dias de hoje, e foi fortemente inspirado pelo quadrinho francês, lançado dez anos antes.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS
  • MALASARTES E O DUELO COM A MORTE
  • O REINO GELADO - FOGO E GELO
  • PLANETA DOS MACACOS: A GUERRA
  • O FILME DA MINHA VIDA
  • DUNKIRK
  • EM RITMO DE FUGA
  • TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO
  • CARROS 3
  • D.P.A - DETETIVES DO PRÉDIO AZUL
  • HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR
  • MEU MALVADO FAVORITO 3