Publicado em: 06/10/2017 10h37 - Atualizado em 06/10/2017 17h19

Gastronomia e cultura se reúnem em Matsuri Festival

Grupos de Taikô e exposição de mangás e animes são novidade

Fábio Alexandre
Em comemoração aos 70 anos da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) acontece neste final de semana, no Pavilhão da Viber, o Indaiatuba Matsuri Japan Festival, evento que reúne o melhor da cultura e da gastronomia japonesa, com uma série de atrações que prometem encantar o público.
"Montamos uma decoração com diversas tanabatas e a estrutura dos expositores ficou muito bonita. Assim, esperamos receber cerca de 15 mil visitantes durantes os três dias de Indaiatuba Matsuri", comenta Takao Sato, da Tasa Eventos. "Os shows são os diferenciais do evento. Maringá (PR) é um celeiro de artistas da comunidade nikkey e traremos grandes atrações de lá".
Uma das atrações do evento é o Grupo Saikyou Yosakoi Soran, que este ano consagrou-se campeão na categoria Danças Populares Conjunto Sênior, com a coreografia Kibou no Kaze, e o prêmio de Grupo Revelação no 35º Festival de Dança de Joinville, realizado em julho deste ano. "Esta conquista teve um impacto muito grande e o grupo tem uma agenda cheia. Será a oportunidade do público de Indaiatuba e região conferir esta atração", afirma Takao.
Outro importante grupo que se apresenta é o Wakadaiko. "No sábado (hoje, dia 7), os grupos farão diversas apresentações ao longo do dia, a partir das 14h30. Assim, o público da Viber, que é rotativo, poderá conferir os shows no período da tarde ou noite", aponta Takao.
Amanhã, dia 8, a programação contará com show de Taikô de grupos da Regional Centro-Norte de São Paulo. "Estamos reativando o grupo de Taikô, que participará destas apresentações, em uma forma de integração", conta Anésio Kimura, presidente da Acenbi.
Outra novidade é o Matsuri Dance. "Os jovens de Maringá, quando dançavam o bon odori tradicional, resolveram atualizar a coreografia. Então deram uma acelerada na música e criaram algo novo, parecido com uma balada", brinca Takao. A exposição Dreamland - Uma Pequena Viagem ao Mundo do Animê e Mangá, oferecimento da Fundação Japão, é mais uma novidade, além de esculturas em madeira do artista plástico Nariyoshi Isozaki.

Indaiatuba Matsuri
Japan Festival
Data: 6, 7 e 8 de outubro
Local: Pavilhão da Viber
Endereço: Avenida Almirante Tamandaré, 675
Dia 7: das 12h às 23h - ingressos a R$ 6 e R$ 3 (meia)
Dia 8: das 12h às 18h
Entrada franca
Fundação Japão traz a exposição Dreamland - Uma Pequena Viagem ao Mundo do Animê e Mangá Fundação Japão traz a exposição Dreamland - Uma Pequena Viagem ao Mundo do Animê e Mangá (Crédito: Divulgação)
Grupo Saikyou Yosakoi Soran conquistou dois prêmios no Festival de Dança de Joinville Grupo Saikyou Yosakoi Soran conquistou dois prêmios no Festival de Dança de Joinville (Crédito: Divulgação)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • PICA-PAU
  • BLADE RUNNER 2049
  • CHOCANTE
  • MY LITTLE PONY: O FILME
  • KINGSMAN: O CÍRCULO DOURADO
  • LEGO NINJAGO - O FILME
  • DUAS DE MIM
  • CINECLUBE - OS MENINOS QUE ENGANAVAM NAZISTAS
  • MÃE!
  • DIVÓRCIO
  • IT - A COISA
  • LINO - UMA AVENTURA DE SETE VIDAS