Publicado em: 05/10/2017 10h37 - Atualizado em 06/10/2017 19h52

Atleta enfrenta mais de 10h de prova na Itália

Marcelo Correa foi o primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegada na sua categoria, no ironman

Anieli Barboni
A paixão pelo esporte não para de crescer e a sede por novos desafios caracteriza o atleta de triatlo Marcelo Crhis Correa. Desta vez, Correa viajou até à Itália para superar seus limites. Ele competiu no Ironman Italy Emilia Romagna 2017, que aconteceu na cidade de Cervia, na Itália, no dia 23 de setembro.
Esta foi sua primeira prova fora do país. O atleta terminou o circuito em 10h33min51seg. Foram 3,8 km de natação em 1h05min23seg, 180 km de bike em 5h28min41seg e 42 km, e de corrida em 3h44min42seg. Haja folego! Correa cruzou a linha de chegada em 47º lugar da sua categoria - M45-49. Esta categoria contou com 363 atletas que finalizaram a prova. Com a finalização do circuito, Correa conquistou 3.898 pontos e se classificou como atleta Ironman AWA Prata, o que significa estar entre os 5% dos melhores ironmans do mundo, e ficou em 7º no ranking nacional.
Marcelo contou à Tribuna como foi a prova e falou das diferenças do Ironman de Florianópolis para o de Cervia. "A competição foi um pouco mais difícil do que eu imaginava, como não conhecia o local fiz todo o estudo e planejamento com base no guia do atleta que informava o percurso e altimetria. A natação foi sem novidades por ser no mar. Já o percurso da bike era duas voltas de 90 km, sendo que cada uma tinha uma subida de 4 km com inclinação de 11%, isso foi a parte mais dura da prova e o que dificultou mais meu desempenho. Por se tratar de uma competição na Europa, já imaginava encontrar um nível de atletas mais fortes e preparados comparado a Florianópolis para este tipo de percurso, principalmente por ser tradição europeia as provas mais duras de ciclismo. Somado a isso, pedalamos com vento contra de 23km/h em alguns trechos com muito sol. A corrida, apesar de ser toda plana, o sol também esteve presente em todo percurso onde o desgaste é maior", relata. "Eu estava bem preparado e fui para fazer meu melhor tempo em provas de ironman, a energia da prova estava incrível, a largada foi dada a tiro pelo prefeito da cidade de Cervia, as pessoas e moradores estavam nas ruas com cornetas e sinos incentivando, aplaudindo, foi muito contagiante e inspirador", ressalta. 
O esportista contou que sua maior dificuldade foi no percurso do ciclismo, onde teve que encarar uma subida longa com inclinação. "A subida era muito dura e não tinha me preparado adequadamente para encarar esta situação. Tive também uma penalização de cinco minutos na bike por descarte do squeeze (garrafa de hidratação) fora do local demarcado, isso me fez perder aproximadamente dez minutos entre desaceleração, parada para contagem do tempo e aceleração", conta. 
Correa também contou que a organização da prova foi impecável. "Não tivemos problemas de sinalização, hidratação e apoio de staff. A qualidade do asfalto no percurso do ciclismo estava ótima e o que mais me impressionou é que a organização da prova contratou uma pessoa de cada nacionalidade para recepcionar os atletas de seus respectivos países. Como eu fui o primeiro brasileiro a cruzar a linha de chegado do primeiro Ironman da Itália, fui recebido com muita festa", comenta. 
Agora, o atleta almeja novos desafios e contou à reportagem que para 2018 tem como meta conseguir a vaga na prova do ironman de Florianópolis para disputar o Mundial em Kailua-Kona, no Hawaii. "Caso não tenha sucesso, pretendo disputar o Ironman de Barcelona, na Espanha, que acontece em setembro", afirma.
Marcelo ficou em 47º lugar e é o 7º no ranking nacional Marcelo ficou em 47º lugar e é o 7º no ranking nacional (Crédito: Divulgação)
Indaiatubano correu 42 km em 3h44min42seg, em Cervia Indaiatubano correu 42 km em 3h44min42seg, em Cervia (Crédito: Divulgação)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • PICA-PAU
  • BLADE RUNNER 2049
  • CHOCANTE
  • MY LITTLE PONY: O FILME
  • KINGSMAN: O CÍRCULO DOURADO
  • LEGO NINJAGO - O FILME
  • DUAS DE MIM
  • CINECLUBE - OS MENINOS QUE ENGANAVAM NAZISTAS
  • MÃE!
  • DIVÓRCIO
  • IT - A COISA
  • LINO - UMA AVENTURA DE SETE VIDAS