Publicado em: 03/11/2017 14h40 - Atualizado em 03/11/2017 20h28

As competências da próxima década - Parte X

"Negociar - uma arte que praticamos diariamente"
Estamos quase chegando ao fim da série. Vamos à nona e penúltima competência mais relevante para a próxima década, segundo a pesquisa do Fórum Econômico Mundial - Negociação. E aqui não estamos falando de negociações comerciais para se conseguir o melhor preço ou condição de pagamento. Estamos falando de negociação no sentido mais amplo, como negociação de ideias, projetos, pontos de vista, entre outros. Todos os dias nós negociamos algo, às vezes sem nem percebermos que estamos em processo de negociação. Talvez esta seja uma das competências mais praticados no nosso cotidiano. E quando se fala de carreira, ela é uma potência de alavancagem, obviamente se bem usada. Quem sabe negociar bem, está sempre á frente dos seus pares no mercado.
Como já ressaltei em outros momentos desta série, a pesquisa do Fórum Econômico Mundial não fez uma profunda descrição das habilidades de cada uma das 10 competências. Portanto tomo a liberdade de citar aqui as habilidades que saíram da nossa pesquisa aqui no Brasil, onde negociação é uma das 8 competências de gestão. São elas:
- Sabe se preparar bem para uma negociação. Procura conhecer previamente a outra parte, seus desafios e objetivos;
- Consegue apresentar suas ideias e projetos de forma profissional, seja por escrito ou pessoalmente;
- Possui uma postura ganha-ganha nas negociações que conduz;
- Convence pelos argumentos. Possui capacidade de persuasão.
Bom, embora os textos de cada habilidade falem (quase) por si só, gostaria de destacar alguns pontos importantes.
Note que a primeira habilidade dessa competência é conhecer bem o outro lado da negociação. Isso nos remete rapidamente a uma competência já tratada aqui - a empatia. A regra é clara: Antes de negociar qualquer coisa com qualquer pessoa ou empresa, busque conhecer o máximo que puder da outra parte. Já citei uma falha gravíssima, mas muito cometida, por exemplo, em entrevistas de emprego. Um candidato vai a uma entrevista sem procurar saber nada sobre aquela empresa. E quando se depara com a pergunta "o que você sabe sobre nós", fica olhando para o entrevistador com cara de Barbie na caixa e perde a vaga em 1 minuto.
O outro ponto, que se coloca na segunda habilidade, é o profissionalismo. Este se mostra desde a sua pontualidade, passando pela sua apresentação pessoal, preparação sobre o tema, chagando à sua capacidade de vender a sua "ideia". Aqui também, infelizmente, os erros são muitos. Já a visão ganha-ganha é uma questão mais de princípios e valores. Tem gente que sempre quer ganhar sozinho, enquanto há outros que querem sempre construir algo onde todos ganham. Todos os estudos mostram que estes últimos são os que vão mais longe e o velho ditado se faz realidade: "Quem não divide, não multiplica".
Pois bem, ficam aqui alguns dos principais pontos dessa fantástica competência, que aparece entre as 10 que mais serão valorizadas na próxima década. Invista nela e colha os frutos de boas negociações, que são sempre aquelas onde todos ganham e todos crescem. Até o próximo!

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • THOR: RAGNAROK
  • DEPOIS DAQUELA MONTANHA
  • A NOIVA
  • HISTORIETAS ASSOMBRADAS: O FILME
  • BIG PAI, BIG FILHO
  • A COMÉDIA DIVINA
  • TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA
  • CINECLUBE - CAFÉ, UM DEDO DE PROSA
  • AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA
  • COMO SE TORNAR O PIOR ALUNO DA ESCOLA
  • PICA-PAU