Publicado em: 24/11/2017 13h57 - Atualizado em 24/11/2017 21h48

Outra pesquisa mundial sobre competências

"Quem quer, dá um jeito.
Quem não quer, encontra uma desculpa"
Acabo de concluir uma série completa (11 artigos) sobre uma das maiores pesquisas a respeito de competências e empregabilidade conduzida pelo Fórum Econômico Mundial. Escrevi um texto sobre cada uma das 10 competências listadas como as mais relevantes na próxima década. Neste período, tive acesso recentemente a outra pesquisa, patrocinada pelo "Google for Education" e publicada na revista "The Economist". A pesquisa tem como título "Driving the Skills Agenda - Preparing students for the future" (Conduzindo a agenda de competências - preparando estudantes para o futuro).
Muito em linha com o que já vimos na outra pesquisa, esta não deixa dúvidas e coloca uma pá de cal em qualquer discussão sobre quais serão os profissionais mais disputados no futuro próximo. Na tabela 2 da pesquisa, os respondentes (profissionais de recrutamento e de RH de empresas) escolheram, dentre uma lista, três competências que são e serão mais valorizadas em suas empresas. Vamos à resposta? Segue a lista, com as citações que receberam:
1 - Solução de problemas 50%
2 - Trabalho em equipe 35%
3 - Comunicação 32%
4 - Pensamento crítico 27%
5 - Criatividade 21%
6 - Liderança 18%
7 - Alfabetização 17%
8 - Alfabetização digital 16%
9 - Língua estrangeira 15%
10 - Inteligência emocional 12%
Olhe que interessante! Primeiro, das 5 principais competências, 3 batem com a outra pesquisa (Solução de problemas, pensamento crítico e criatividade), mostrando que o mundo pede profissionais inovadores. Segundo, e não menos importante, das 10 competências 7 não são técnicas (na outra pesquisa uma não era).
Pois bem, aí está mais um recado do mercado de trabalho para nós profissionais e para as escolas, que ainda insistem em focar seus projetos pedagógicos no desenvolvimento de competências técnicas e seguem ignorando as demandas do mercado.
Trabalho em Educação superior há quase 20 anos e vejo pouquíssimas iniciativas corajosas de transformação da trilha de desenvolvimento de competências nas escolas. A maioria está acomodada, parou no tempo, nem sequer conhece estudos como estes que venho compartilhando aqui.
O meu recado de hoje para você é o seguinte: invista no desenvolvimento dessas competências e elabore uma agenda pessoal para se desenvolver nelas. Siga estudando, se atualizando e se desenvolvendo na sua área, mas não faça só isso. O recado é muito claro - o mundo do trabalho pede e irá valorizar muito os profissionais criativos, que tenham pensamento crítico e questionem as coisas como elas são, que consigam participar de equipes colaborativas e que sejam ousados. Até o próximo!

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • PAI EM DOSE DUPLA 2
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • DEPOIS DAQUELA MONTANHA
  • GOSTO SE DISCUTE
  • A MENINA ÍNDIGO
  • AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA
  • PICA-PAU
  • CINECLUBE - LOGAN LUCKY: ROUBO EM FAMÍLIA
  • BIG PAI, BIG FILHO
  • UM TIO QUASE PERFEITO