Publicado em: 03/11/2017 10h51 - Atualizado em 03/11/2017 15h42

1ª Festa do Cinema Brasileiro

Dia 13 será dedicado à exibição de filmes nacionais nas salas do Topázio Cinemas

Fábio Alexandre
Na segunda-feira, 13 de novembro, o Topázio Cinemas irá realizar a 1ª Festa do Cinema Brasileiro, com um dia inteiro de exibições dos melhores filmes nacionais do ano. Para este evento, o ingresso terá preço único de R$ 4,00 por pessoa. Entre as atrações produções que já saíram de cartaz, como Bingo: O Rei das Manhãs - indicado para disputar uma vaga na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018 - e Polícia Federal: A Lei é para Todos, mas também assistir a produções inéditas em Indaiatuba, como Divinas Divas e Doidas e Santas. São mais de 15 longas-metragens que compõem a grade (confira abaixo).
A programação será bem variada, com conteúdos mais populares e outros mais alternativos. "O objetivo é promover o cinema nacional por um preço acessível. Inclusive elaboramos uma programação que possibilita que a pessoa assista a mais de um filme no mesmo dia, saindo de uma sessão e entrando em outra, quase como uma maratona", comenta Bruna Mascarenhas, responsável pelo departamento de marketing do Topázio Cinemas.
Entre os filmes que já foram exibidos no Topázio Cinemas está Bingo: O Rei das Manhãs, cinebiografia de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal homônimo exibido pelo SBT durante a década de 1980. Barreto alcançou a fama graças ao personagem, apesar de jamais ser reconhecido pelas pessoas por sempre estar fantasiado. Esta frustração o levou a se envolver com drogas, chegando a utilizar cocaína e crack nos bastidores do programa. Com Vladimir Brichta e Leandra Leal.
Boy band
Outro destaque é Chocante, comédia que revela os bastidores do retorno de uma boy band brasileira dos anos 1990. Vinte anos após o fim do grupo, Clay (Marcus Majella), Tim (Lúcio Mauro Filho), Téo (Bruno Mazzeo), Toni (Bruno Garcia) e Tarcísio tomaram rumos diferentes na vida. Os antigos colegas se reúnem para um evento inesperado: a morte de Tarcísio. No funeral, eles decidem se apresentar mais uma vez, em nome dos velhos tempos. No lugar do falecido colega, entra o novato Rod (Pedro Neschling).
Também fora de cartaz, mas de volta para o festival, está a comédia Um Tio Quase Perfeito, protagonizado por Marcus Majella, que vive Tony, um malandro trambiqueiro que adora se disfarçar para ganhar dinheiro de inocentes. Despejado de casa, ele e sua mãe Cecília (Ana Lucia Torre), procuram a irmã, Angela, com quem não falam há anos. Desesperada e prestes a viajar, ela resolve deixar seus três filhos sob os cuidados do Tio Tony - o que vai ocasionar muitas confusões.
Retornam também Como Nossos Pais, Divórcio, Malasartes e o Duelo com a Morte, Duas de Mim, O Filme da Minha Vida e Polícia Federal: A Lei é para Todos, que conta detalhes do início da Operação Lava Jato, que até hoje ecoa na política nacional.
Selton Mello é o diretor de 'O Filme da Minha Vida', com Bruna Linzmeyer e Johnny Massaro Selton Mello é o diretor de 'O Filme da Minha Vida', com Bruna Linzmeyer e Johnny Massaro (Crédito: Divulgação)
'Divinas Divas' é documentário dirigido por Leandra Leal, inédito nas telas do Topázio Cinemas 'Divinas Divas' é documentário dirigido por Leandra Leal, inédito nas telas do Topázio Cinemas (Crédito: Divulgação)
Bingo: O Rei das Manhãs disputa vaga na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro Bingo: O Rei das Manhãs disputa vaga na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Crédito: Luiz Maximiano)

Produções inéditas na cidade são destaques

A comédia Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, escrito e protagonizado por Danilo Gentili, continua em cartaz no Topázio Cinemas e participa do festival. Entre os filmes que estreiam esta semana e integram a programação do evento estão A Comédia Divina (saiba mais na página 3 deste caderno), com Murilo Rosa, e a animação Historietas Assombradas: O Filme.
Entre os filmes inéditos da 1ª Festa do Cinema Brasileiro está Divinas Divas, documentário dirigido por Leandra Leal. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. A produção acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
Outra novidade é a comédia Doidas e Santas, do diretor Paulo Thiago, protagonizada por Maria Paula. Na trama, Beatriz é uma terapeuta de casais que também escreve livros sobre o tema. Pressionada com o prazo cada vez mais apertado para entregar sua nova obra, precisa lidar com problemas em seu casamento com o advogado Orlando (Marcelo Faria), e ainda a filha adolescente (Luana Maia) e a mãe (Nicette Bruno), com as quais vive batendo de frente.
Drama
Com estreia marcada para a próxima quinta, dia 9, o drama A Menina Índigo também participa do festival. Com direção de Wagner de Assis (Nosso Lar), conta a história de Sofia (Letícia Braga), uma garota de 7 anos que tem enfrentado problemas na escola, por não se interessar nas matérias ensinadas. Após se trancar em uma sala e pintá-la por completo, seu pai (Murilo Rosa) é chamado ao local. Meio afastado dela devido ao trabalho como jornalista, ele se reaproxima após o pedido da própria Sofia para que more com ele. Aos poucos, percebe que Sofia é não só uma criança bastante espontânea, que se manifesta através da pintura, mas que também possui o dom de curar pessoas doentes.
Os ingressos para a 1ª Festa do Cinema Brasileiro poderão ser adquiridos a partir de segunda-feira, 6 de novembro, tanto nas bilheterias físicas e nos totens de autoatendimento do Topázio Cinemas quanto no site da Ingresso.com. O Polo Shopping Indaiatuba fica na Alameda Filtros Mann, 670, Jardim Tropical, e o Shopping Jaraguá está localizado na Rua 15 de Novembro, 1.200, no Centro. Mais informações em www.topaziocinemas.com.br.

PROGRAMAÇÃO

FILME LOCAL E HORÁRIO DE EXIBIÇÃO
A Comédia Divina Shopping Jaraguá, às 19h05
A Menina Índigo Shopping Jaraguá, às 16h e 19h30
Bingo: O Rei das Manhãs Polo Shopping, às 15h40 e 21h45
Chocante Shopping Jaraguá, às 14h40
Como Nossos Pais Shopping Jaraguá, às 18h40
Como se Tornar o Pior Aluno da Escola Shopping Jaraguá, às 21h05
Divinas Divas Polo Shopping, às 16h05
Shopping Jaraguá, às 21h30
Divórcio Shopping Jaraguá, às 16h30
Doidas e Santas Polo Shopping, às 20h35
D.P.A. - Detetives do Prédio Azul Polo Shopping, às 14h50
Duas de Mim Polo Shopping, às 18h35
Historietas Assombradas: O Filme Polo Shopping, às 15h20
Malasartes e o Duelo com a Morte Polo Shopping, às 18h
O Filme da Minha Vida Shopping Jaraguá, às 17h
Polo Shopping, às 19h20
Polícia Federal: A Lei é para Todos Polo Shopping, às 17h
Shopping Jaraguá, às 21h45
Um Tio Quase Perfeito Shopping Jaraguá, às 15h
Polo Shopping, às 19h45

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • THOR: RAGNAROK
  • DEPOIS DAQUELA MONTANHA
  • A NOIVA
  • HISTORIETAS ASSOMBRADAS: O FILME
  • BIG PAI, BIG FILHO
  • A COMÉDIA DIVINA
  • TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA
  • CINECLUBE - CAFÉ, UM DEDO DE PROSA
  • AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA
  • COMO SE TORNAR O PIOR ALUNO DA ESCOLA
  • PICA-PAU