Publicado em: 06/11/2017 14h23 - Atualizado em 06/11/2017 20h05

Comédias dominam Mostra de Artes Cênicas

Mais cinco espetáculos integram a segunda semana de atrações, todas com entrada franca

Fábio Alexandre
Cinco espetáculos integram a segunda semana de programação da 3ª Mostra de Artes Cênicas, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura. A primeira peça será A Proposta, do Grupo Sléz, de Indaiatuba, que será apresentado no Centro Cultural do Jardim Morada do Sol. A Praça Dom Pedro II também será palco de atrações da mostra, todas com entrada franca.
A primeira atração é a comédia A Proposta, do Grupo Sléz, de Indaiatuba, escrita e dirigida por Elias Raimundo dos Santos, com classificação indicativa de 12 anos. Na trama, Henrique e Luísa são casados há 15 anos. No passado foram muito pobres, mas com muito sacrifício conseguiram dar a volta por cima e hoje desfrutam uma vida de luxo e conforto. Porém, tudo isso está por um fio, pois Henrique acaba de ser demitido.
Mas ele não aceita essa situação e arquiteta um plano para não voltar à miséria, contando com a ajuda do seu amigo de infância: o inseguro Moacir. O que ele não imagina é que Luísa tem a mesma ideia e pede ajuda de Lúcio, seu fiel amigo e cabeleireiro. Uma história com final surpreendente.
Três espetáculos acontecem no sábado, dia 11, dois deles no período da manhã, na Praça Dom Pedro II. O primeiro é Plástico pra Toda Obra, do grupo O Quintal de Fulana e Melão, escrito, dirigido e protagonizado por Naélia Forato e Romulo Osthues. Fulana e Melão são dois palhaços que acreditam que seu quintal ultrapassa os muros que protegem suas casas, por isso, a vontade da dupla é se aventurar em teatros de arena e praças públicas.
O espetáculo registra a importância de valorizarmos os materiais plásticos, dando-
lhes uma segunda oportunidade antes de seguirem para a reciclagem. Os palhaços oferecem novas funções e usam o plástico como objetos de cena para promover a reflexão sobre o reaproveitamento, provocando o encantamento na plateia por meio da surpresa.
Gandaiá
Em seguida, o Grupo Gandaiá, de Indaiatuba, apresenta Brosogó, Militão e o Diabo Palhaço, de Patativa do Assaré, com direção de Fabio Pimenta. A peça une a arte da palhaçaria com a oralidade e a profundidade do cordel do autor. Música, voz, corpo e objetos de um palhaço trovador dão vida a este causo e geram um mistura de comunhão e reflexão entre artista e espectadores. O riso acompanha a história contada, mas ela trata de um tema sério.
Encerrando a programação do sábado está Sombrio Gêmeas, da Cia. Pinanbeta, com texto de Alessandro Toller e orientação cênica de Luiz Fernando Marques. Confira a sinopse: a garota e sua irmã. Estranheza, reconhecimento, repulsão, fascinação, a solidão acompanhada, a companhia que desencadeia a solidão. Somos a mesma pessoa o tempo todo? A garota e sua irmã são duas pessoas, buscando encontrar uma a outra, ou é a garota e seu duplo? O duplo que está ausente e presente ao mesmo tempo, o duplo que vira sua imagem, sua companhia, sua liberdade ou sua prisão. Quando acidentes ou coincidências acontecem, podemos não saber onde termina o nosso ser e onde começa o ser do outro.
Encerrando a programação da segunda semana da Mostra está Bem Casados, do grupo Os Atores, com roteiro e direção de Moa Almeida. A comédia conta a história de Vinícius, um fotógrafo que tem ao seu lado, desde a infância, seu fiel amigo Nicolas. Parceiros de bar, eram tão inseparáveis que até nas enrascadas se metiam juntos. A cumplicidade era tamanha que até se casaram na mesma data. Com uma divertida história regada a várias emoções, o grupo aborda temas que envolvem casamento e amizade verdadeira.
Os espetáculos inscritos na Mostra foram avaliados pela Comissão de Seleção composta por Cristina Mutarelli, Roney Facchini e Cláudio Mendel, todos profissionais da área teatral. Os grupos selecionados, com exceção dos estudantis, receberão uma ajuda de custo que varia de R$ 1.700 a R$ 2.700, conforme a distância e localização dos participantes.
PROGRAMAÇÃO
Dia 10, às 20h - A Proposta - Grupo Sléz - Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Classificação 12 anos
Dia 11, às 10h - Plástico pra Toda Obra - O Quintal de Fulana e Melão - Praça Dom Pedro II - Classificação livre
Dia 11, às 11h - Brosogó, Militão e o Diabo Palhaço - Grupo de Palhaços Gandaiá - Praça Dom Pedro II - Classificação 10 anos
Dia 11, às 20h - Sombrio Gêmeas - Cia Pinanbeba - Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Classificação 12 anos
Dia 12, às 17h - Bem Casados - Grupo Os Atores - Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Classificação 12 anos
Dia 18, às 20h - Gestos de Equilíbrio - Coletivo Fleuma - Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Classificação Livre
Dia 19, às 16h - As Aventuras do Vaqueiro Benedito - Grupo Mamulengo Vagamundo - Saguão da Sala Acrísio de Camargo - Classificação livre
Dia 19, às 17h - Tribobó City - Cia Teatral Valeu a Pena - Sala Acrísio de Camargo - Classificação livre
Dia 21, às 20h - Bastidores em Cena - Grupo Enrolados - Sala Acrísio de Camargo - Classificação livre
Dia 25, às 20h - Delírio - Grupo Em Conflito - Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Classificação 14 anos
Dia 26, às 16h - A Bruxinha que Era Boa - Grupo de Teatro da Secretaria de Cultura - Centro Cultural do Jardim Morada do Sol - Classificação Livre
Dia 26, às 19h - O Elixir - Cia Divas e Primos - Sala Acrísio de Camargo - Classificação 12 anos
Centro Cultural do Jardim Morada do Sol
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5.924
Sala Acrísio de Camargo
Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 

A Proposta, do Grupo Sléz, conta divertida história de casal às voltas com crise financeira A Proposta, do Grupo Sléz, conta divertida história de casal às voltas com crise financeira (Crédito: Divulgação)
Em 'Plástico pra Toda Obra', os palhaços Fulana e Melão buscam conscientizar a plateia Em 'Plástico pra Toda Obra', os palhaços Fulana e Melão buscam conscientizar a plateia (Crédito: Fabio Nascimento)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • THOR: RAGNAROK
  • DEPOIS DAQUELA MONTANHA
  • A NOIVA
  • HISTORIETAS ASSOMBRADAS: O FILME
  • BIG PAI, BIG FILHO
  • A COMÉDIA DIVINA
  • TEMPESTADE: PLANETA EM FÚRIA
  • AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA
  • COMO SE TORNAR O PIOR ALUNO DA ESCOLA
  • PICA-PAU