Publicado em: 16/11/2017 08h38 - Atualizado em 17/11/2017 16h50

O constrangimento da bondade

Paulo Antolini é psicólogo, psicoterapeuta, practitioner de programação neurolinguística, administrador e consultor de empresas. Fones: (19) 3834-8149 / (19) 99159-2480 Email: paulo.salvio@terra.com.br

Constranger-se é ficar envergonhado, embaraçado com algo em si mesmo ou frente à alguma situação. Muito comum falarmos de quanto os valores atuais estão sendo desvirtuados e, portanto, gerando comportamentos que ofendem, magoam, desrespeitam, enfim, muitos resumem com o velho dito: "o mundo está perdido.". O mundo não está perdido, somos nós que estamos desorientados.
A qualquer momento, em qualquer lugar vemos e escutamos xingamentos dirigidos diretamente às pessoas presentes. Grita-se e ofende-se com uma naturalidade e espontaneidade surpreendente. E quem assim o faz sai com uma expressão de orgulho, de vitorioso, afirmado de não levar desaforos para casa. Isso ocorre inclusive com pessoas da mesma família e na frente de estranhos, pessoas que não tem nada a ver com o que possa estar a acontecer.
Um homem dirige palavrões a outro, uma mulher também assim age, ambos dando vazões às emoções destruidoras que têm dentro de si naquele momento. Quando se afastam levando consigo a irritação do acontecido, o fazem "batendo os pés firmes" no chão. É a afirmação do "é isso e ponto final.".
Mas o outro lado da moeda, aquele em que a amorosidade e harmonia existem, e podem ter certeza que é em quantidade muito maior do que a acima relatada, esta é sentida pelas pessoas como algo que não deve ser externado em público, não deve ser praticado na frente de outras pessoas. É o comportamento de afeição e carinho. É o olhar para o outro e poder dizer o quanto o está percebendo bonito nesse momento.
O que os outros irão pensar? "Em outro momento, à sós eu digo a ele.". Homem elogiar homem pode levar os outros a pensarem em homossexualidade, mulher elogiar mulher idem, homem elogiar mulher quer dizer que está querendo alguma coisa mais, mulher elogiar homem significa que esta se oferecendo. Isso só deve ocorrer quando isolado ou dito bem baixo, para que não se sintam expostos.
Ofender pode, mas elogiar é pecaminoso e deturpado? Pois é. Eis que o constrangimento da manifestação das coisas que são boas está ai para impedir suas manifestações. Se alguém o faz, por exemplo, dizendo algo "como você está lindo, está bem", já é suficiente para no mínimo ser chamado de ingênuo ou infantil.
Comentando sobre isso com um amigo, ele discordou completamente. Então pedi que ele buscasse três situações de manifestação negativa em público e três de elogios e reconhecimentos, também em publico e depois conversaríamos. Quando nos encontramos depois de alguns dias, perguntei a ele se havia feito o que lhe pedi, ele sorrindo me disse: "não vou falar sobre isso com você.". Rimos muito. Foi uma forma muito legal dele reconhecer a minha razão.
Façam esse exercício. É para vocês mesmo.

Veja Também:

Mais lidas
Filmes em cartaz
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • DEPOIS DAQUELA MONTANHA
  • GOSTO SE DISCUTE
  • A MENINA ÍNDIGO
  • CINECLUBE - UMA MULHER FANTÁSTICA
  • AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA
  • PICA-PAU
  • BIG PAI, BIG FILHO
  • A COMÉDIA DIVINA