Publicado em: 29/11/2017 14h40 - Atualizado em 04/12/2017 20h18

Carinho ao ensinar

Você já deve ter visto adestradores com petiscos nos bolsos para dar quando o cão acerta o que lhe foi pedido. Mas há outras formas de mostrar que você gostou da atitude de seu amigão.
Um simples carinho e palavras como "muito bem!" ajudam, e muito, a ensinar bons modos para o cachorro.
Minha boxer Onça veio para casa com três meses e rapidamente aprendeu onde fazer suas necessidades. Tanto que quando eu perguntava "quer fazer um xixizinho?" ela logo ia para o local e fazia xixi, mesmo que pouquinho. O que ganhava em troca eram palavras de incentivo e muito carinho.
No oposto também valem palavras. Fez no lugar errado? Nada de bater. Falar "aí não" e mostrar onde deve fazer. O ideal é que seja na hora, assim, fica mais fácil de relacionar os locais,
Você sabe o que é o reforço positivo? Apesar de ser uma técnica muito utilizada no adestramento de cães, algumas pessoas ainda não sabem do que se trata ou como funciona.
O reforço positivo é um método que tem como objetivo recompensar as atitudes corretas do cão e tornar o aprendizado muito mais prazeroso, divertido e dinâmico. A eficiência desse método foi comprovada cientificamente.
"O reforço positivo nada mais é do que criar situações agradáveis para o pet, em troca de um bom comportamento sempre que ele for repetido", explica a adestradora Joilva Duarte. "É baseado em recompensar os bons comportamentos, mantendo os tutores como líderes e ajudando os animais a terem mais confiança e obediência, fortalecendo assim o vínculo entre donos e pets", completa.
Roeção
Se você tem cachorros bebês ou novinhos saiba que eles vão roer mesmo, e não adianta dar bronca. Nessa idade eles ainda não entendem. O mais sensato e fazer o que se faz quando tem criança pequena em casa: botar tudo no alto. Tudo o que se é quer proteger.

Veja Também:

Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • JOGOS MORTAIS: JIGSAW
  • ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
  • A ESTRELA DE BELÉM
  • PAI EM DOSE DUPLA 2
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • A MENINA ÍNDIGO
  • BIG PAI, BIG FILHO