Publicado em: 20/11/2017 17h12 - Atualizado em 20/11/2017 21h01

Respeitar e temer

As chuvas chegaram e já demandam cuidados da população. Na última semana, diversos bairros de Indaiatuba foram atingidos por chuvas de granizo que, quase sempre, são acompanhadas por prejuízos financeiros. No entanto, até o momento nenhum caso mais grave foi registrado. Na cidade vizinha de Campinas, a noite do último sábado, dia 18, foi bastante turbulenta, com a Defesa Civil registrando índice pluviométrico de 118,5 milímetros entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, dia 19. Valinhos também registrou alguns estragos.
À Defesa Civil, na maioria das vezes, resta apenas o alerta e o apoio à população. É difícil definir, com exatidão, qual será o impacto da próxima tempestade e os problemas que ela ocasionará. No entanto, é importante prestar atenção nas "dicas" que a natureza dá. Ou será que ninguém percebe que a crescente força das chuvas está intimamente ligada ao nosso descaso com o meio ambiente?
Quando dizemos nosso, é porque ninguém pode ser excluído da responsabilidade que insistimos em terceirizar. Parece chato repetir certas broncas, mas elas são essenciais e permitem que, ano após ano, os problemas envolvendo o meio ambiente não se agravem. Às autoridades, cabe incentivar políticas de preservação, principalmente junto às crianças e adolescentes, a quem caberá a missão de minimizar os problemas que vivemos atualmente.
Rios, lagos e córregos assoreados e poluídos; lixo entupindo bocas de lobo; áreas verdes cada vez mais devastadas são apenas alguns dos problemas que pioram, a cada minuto, os problemas que vivemos - e viveremos - a cada temporal que nos atingir. Ao invés de contabilizar os prejuízos e lamentar as perdas, é passado o momento de reagir. Conhecimento é essencial, para que atual e futura gerações enfrentem o problema com sabedoria, respeitando e temendo a força da poderosa mãe natureza.

Veja Também:

Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • DEPOIS DAQUELA MONTANHA
  • GOSTO SE DISCUTE
  • A MENINA ÍNDIGO