Publicado em: 04/12/2017 13h56 - Atualizado em 04/12/2017 20h18

Concerto de Natal reúne três grupos musicais

Sinfônica, Villa-Lobos e Coral farão duas apresentações com os clássicos de todos os tempos

Fábio Alexandre
Em dezembro os maiores grupos musicais de Indaiatuba se reúnem em um grandioso Concerto de Natal. Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, Corporação Musical Villa-Lobos e Coral Cidade de Indaiatuba dividem o palco executando grandes obras natalinas que prometem emocionar o público. Serão realizadas duas apresentações, uma na Sala Acrísio de Camargo e outro no Mosteiro de Itaici, na Vila Kostka. A entrada é franca e por ordem de chegada.
A preparação deste Concerto teve início no começo do ano, quando Paulo de Paula, diretor da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, Samuel Nascimento, diretor da Corporação Musical Villa-Lobos, e Aurea Ambiel, diretora do Coral Cidade de Indaiatuba, se reuniram com o intuito de realizar um concerto inesquecível de Natal para a população.
"O repertório foi definido rapidamente, pois estamos falando de clássicos natalinos e não há muito que variar", afirma Paulo de Paula. "Tudo o que o nosso público espera, estará presente durante a apresentação", garante. O maestro explica também a dinâmica do concerto e revela: Sinfônica e Corporação tocarão juntas. "Vamos tocar juntos mesmo. A ideia, desde o início, foi reunir os três maiores grupos musicais de Indaiatuba e fazer um concerto especial".
Segundo o maestro, a maior dificuldade não é fazer música, mas organizar a logística das apresentações. "O maior desafio, sem dúvida, é a questão da logística. Nós, maestros, não cuidamos apenas do repertório, mas tomamos conta de toda parte administrativa e estrutural das apresentações. E desta vez, teremos quase 150 participantes", enfatiza. "Na hora da música, nos entendemos", brinca.
Ensaios
Até agora, os ensaios acontecem separadamente, mas os grupos se reúnem ao longo desta semana para os ensaios finais. "Estamos ensaiando o mesmo repertório, mas durante esta semana faremos os acertos finais", destaca Paulo de Paula. As parcerias não sãoinéditas, mas não aconteciam há muito tempo, lembra o maestro. "Com a Corporação, tocamos muito tempo atrás, cerca de dez anos, quando ainda nem éramos uma Sinfônica. Com o Coral é diferente, nos reunimos todos os anos".
Para Paulo, a iniciativa é importantíssima. "Este integração é muito importante, para os três grupos. Porque separar se podemos juntar?", questiona, convidando toda a população para conferir as duas apresentações. O Concerto de Natal é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com as três instituições musicais.
Concerto de Natal
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Corporação Musical Villa-Lobos
Coral Cidade de Indaiatuba
Dia: 9, sábado, às 20 horas
Local: Sala Acrísio de Camargo
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 - Jd. Regina
Dia: 10, domingo, às 10 horas
Local: V. Kostka (Mosteiro Itaici)
Endereço: Rod. José Boldrini, 170
Entrada gratuita
Orquestra Sinfônica, com Paulo de Paula, retoma a parceria com a Corporação Villa-Lobos Orquestra Sinfônica, com Paulo de Paula, retoma a parceria com a Corporação Villa-Lobos (Crédito: Divulgação)
Sob a regência de Samuel Nascimento, Corporação integra concerto que reunirá 150 músicos Sob a regência de Samuel Nascimento, Corporação integra concerto que reunirá 150 músicos (Crédito: Divulgação)

Sarau Musical é atração no Clube 9

Eduardo Turati/Clube 9 Sarau Musical abordará as várias percepções de Tempo
O Clube 9 de Julho encerra o ano com uma noite repleta de cultura. O Sarau 9 Musical será apresentado amanhã, dia 6, a partir das 20h, pelos alunos do Projeto 9 Musical, sob regência do maestro Marcelo Martins. Nesta edição, o espetáculo abordará as várias percepções de Tempo, por meio de um repertório que mescla a poesia de Manuel Bandeira e composições de artistas como Villa-Lobos, Adoniran Barbosa e Erik Satie. A entrada é gratuita.
O 9 Musical tem como maestro o músico educador, pesquisador e arranjador Marcelo Martins, que tem papel importante nas atividades culturais de Indaiatuba. Em 1985, fundou o primeiro coral de cunho não religioso da cidade e a Orquestra de Câmara de Indaiatuba. Marcelo também implantou o primeiro polo do Projeto Guri no município. Além disso, como arranjador, recebeu o prêmio de Composição Orquestral da Secretaria da Cultura de Campinas, em 1994, pelo trabalho na versão brasileira da canção dos 500 anos da América, Missa da Terra Sem-Males, e também participou de gravações de artistas renomados na MPB como Dominguinhos, Lenine e Margareth Menezes.
Com o objetivo de ampliar os diferentes tipos de atividades oferecidas pelo Clube 9, o Projeto 9 Musical foi elaborado há mais de dois anos e oferece ensino de música teórica e prática em voz, além de aulas de instrumentos de corda para todos os associados interessados.
Sarau 9 Musical
Data: 6 de dezembro
Horário: 20 horas
Local: Clube 9 de Julho - Avenida Pres. Vargas, 2.000, V. Homero
Informações: (19) 3825-8233
Site: www.clube9.com.br

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • JOGOS MORTAIS: JIGSAW
  • ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
  • A ESTRELA DE BELÉM
  • PAI EM DOSE DUPLA 2
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • A MENINA ÍNDIGO
  • BIG PAI, BIG FILHO