Publicado em: 07/12/2017 09h21 - Atualizado em 08/12/2017 14h28

Em um ano, administração conclui 300 ações

Plano de governo foi cumprido em 40%; hoje são 44 obras concluídas e 26 em andamento

Adriana Brumer Lourencini
Em seu primeiro ano à frente da Prefeitura de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar (PMDB) destaca a conclusão de 40% do Plano de Governo. De acordo com ele, quando assumiu a administração pública havia 20 obras em andamento; já o plano contava com 203 itens. "Até o momento, chegamos a 44 obras concluídas e temos 26 em andamento", ressalta. "Mesmo com a crise, conduzimos o que já existia e ainda avançamos, que era o compromisso", completa Gaspar.
O gestor municipal acrescenta que foram realizadas 300 ações na cidade. "Se formos olhar o Plano e o que executamos, foi quase a metade no primeiro ano. Isso me surpreendeu", revela.
Entre as principais obras, Gaspar inaugurou sete, sendo elas: a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Campo Bonito; as salas de parto do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc); o polo do Projeto 100% e uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ambos também no Campo Bonito; reforma do polo esportivo do Jardim Rêmulo Zoppi; o Centro de Artes e Esportes Unificados - Parque da Criança; e a área de lazer do Campo Bonito.
"Conseguimos entregar a UBS do Campo Bonito em janeiro, e em fevereiro foi entregue as salas de parto do Haoc. Também reformamos outras sete unidades de saúde, no Centro, Camargo Andrade e o Ambulatório de Especialidades", elenca o prefeito. "Inclusive, estamos terminando o posto do Itamaracá e vamos dar início ao do Colibris, para desafogar a unidade do Parque Corolla", acrescenta Gaspar.
"Um dos diferenciais da administração é o planejamento. Por exemplo, um posto de saúde custa R$ 250 mil, para manter aberto; e é isso que muita gente não pensa, porque não basta abrir, tem de ter a mente lá na frente para saber como irá manter", salienta.
"Basta olhar em volta, na região muitas unidades de saúde estão fechando, enquanto Indaiatuba amplia e constrói mais. Acontece que a demanda aumentou muito, por conta de pacientes que vêm de fora passar pelo atendimento aqui", ressalta Gaspar. "Nós atendemos 27 mil pessoas de fora e, se conseguíssemos tirar isso, a saúde de Indaiatuba seria a melhor do país. Para o ano que vem vamos criar um modelo de cartão cidadão e, com exceção da urgência e emergência, só poderá ser atendido quem for morador da cidade", complementa.
Dados
Ainda no setor, a administração ampliou o Projeto 100% Saúde para o Campo Bonito e também na educação, onde atendeu a 450 pessoas. "É um projeto que deu certo, e envolveu até os familiares dos alunos. Isso é muito importante, já que uma população mais saudável significa redução nas filas dos postos de saúde", cita o prefeito.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, este ano foram realizadas 375.214 consultas médicas; 248.530 consultas odontológicas; e a aquisição de dez novos veículos, entre eles, duas ambulâncias. "Também distribuímos mais de 33 milhões de unidades de remédios e implantamos o teste de HPV", completa o gestor municipal.
Gaspar afirma que segue o Plano, cumprido quase pela metade Gaspar afirma que segue o Plano, cumprido quase pela metade (Crédito: Werner Münchow)
Um dos diferenciais é o planejamento e prefeito afirma que não basta construir, mas é preciso saber como irá manter Um dos diferenciais é o planejamento e prefeito afirma que não basta construir, mas é preciso saber como irá manter (Crédito: Eliandro Figueira)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • EXTRAORDINÁRIO
  • OS PARÇAS
  • JOGOS MORTAIS: JIGSAW
  • ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
  • A ESTRELA DE BELÉM
  • PAI EM DOSE DUPLA 2
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • NUNCA ME SONHARAM (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • DOIS FILHOS DE FRANCISCO (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • DEPOIS DA CHUVA (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • FONTE DA JUVENTUDE (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • TEUS OLHOS MEUS (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)