Publicado em: 07/12/2017 15h12 - Atualizado em 08/12/2017 14h29

Cidade ganhou o Mediotec e diversos espaços de lazer

Adriana Brumer Lourencini
Gaspar afirma que a Educação é o carro-chefe da administração municipal, e cita alguns destaques do setor. "Abrimos o edital para a creche do Mato Dentro para terceirizar os serviços, que serão subsidiados pela prefeitura. E estamos ampliando as creches do Campo Bonito e do Jardim do Sol (Emeb Janete Vaqueiro); com isso, deve aumentar em 60 vagas para cada uma", enumera.
O prefeito lembra ainda que a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) foi a única no Brasil a conseguir implantar o Mediotec. "Já foram abertas mais de 1.120 vagas do Mediotec na Fiec, que inclusive, recebeu elogios do ministro da Educação. Devemos fechar mais mil vagas em 2018", adianta.
Também em 2017, a administração finalizou o estúdio de gravação para vídeo-aulas e o laboratório de informática para capacitação de funcionários da Educação. Foi implantado o período integral na Emeb Padre Joaquim, no Jardim Tancredo Neves; o Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico (Niape), que oferece fonoaudiólogos e psicólogos escolares; e o lançamento da plataforma de Ensino à Distância (EAD). "Só na educação básica criamos 1.664 novas vagas", completa Gaspar.
No setor cultural, os investimentos da atual gestão foram relevantes, conforme o prefeito. "Reformamos o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) e abrimos 3,5 mil vagas em 11 modalidades de oficinas culturais. Já os programas Ação Jovem e Papo Jovem contam com mil e 1.790 participantes respectivamente. Ativamos ainda o Conselho da Juventude", salienta.
Além dessas ações, a prefeitura intensificou a programação cultural nas ruas. "O projeto Páscoa Encantada reuniu 80 mil pessoas e o São João na Praça teve dez mil participantes", comemora Gaspar. "Meu objetivo com esses projetos foi trazer movimento ao comércio da cidade; se não oferecermos atrativos, o povo vai viajar e gastar o dinheiro fora", argumenta.
Em relação à Casa da Memória (biblioteca), Gaspar comenta que é uma das obras em andamento. "O prédio deve ser inaugurado no meio do ano que vem e terá uma estrutura muito boa, com biblioteca ampla", garante.
Parque da Criança
Também este ano a população de Indaiatuba recebeu o Parque da Criança, no dia 12 de outubro; e os moradores do Campo Bonito já contam com a área de lazer no bairro, desde o dia 17 de novembro. "Agora estamos finalizando o Parque do Mirim, mais um espaço destinado às famílias", conclui Gaspar.
O Parque Ecológico, cartão postal de Indaiatuba, já se tornou o principal ponto de encontro da população em geral O Parque Ecológico, cartão postal de Indaiatuba, já se tornou o principal ponto de encontro da população em geral (Crédito: Eliandro Figueira)
Inaugurado em outubro, o Parque da Criança atraiu milhares de visitantes só no primeiro dia; a obra foi um dos destaques do balanço anual apresentado pela Secretaria de Urbanismo Inaugurado em outubro, o Parque da Criança atraiu milhares de visitantes só no primeiro dia; a obra foi um dos destaques do balanço anual apresentado pela Secretaria de Urbanismo (Crédito: Eliandro Figueira)

Ações no esporte e segurança integram o combate às drogas

Giuliano Miranda Prefeitura aguarda liberação de verba federal para a aquisição de mais 15 viaturas
"As ampliações no clube XVI de Janeiro e a construção da quadra, vestiário e arquibancada da Associação XII de Junho integram as obras do Esporte", continua Gaspar. "Foi feita ainda a cobertura do Centro Esportivo, a reforma da pista de bicicross, e reforma e ampliação dos vestiários do Rêmulo Zoppi", completa.
A pista de skate foi inaugurada no início deste mês, e a construção do ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) está em andamento. "O esporte é importante para manter os jovens ativos, longe das drogas", aponta Gaspar.
"Por isso, implantamos o projeto Juventude Esportiva; a ideia surgiu em uma de minhas visitas às escolas, pelo Papo Jovem, onde um estudante do Jardim Colonial sugeriu ampliar a faixa etária do Esporte Cidadão (que só atende até os 15 anos de idade). E agora o Juventude Esportiva já tem 500 jovens inscritos, que serão nossos futuros atletas olímpicos", destaca. Os números da Secretaria de Esportes mostram que o Esporte Cidadão atendeu 7.275 crianças; já o programa de lazer esportivo, 8,5 mil pessoas.
No quesito segurança pública, Indaiatuba se destaca pelo sistema de câmeras de monitoramento, com 964 equipamentos instalados em 153 pontos diferentes. "Os investimentos em monitoramento devem ser constantes, senão o sistema fica obsoleto e a gente perde o controle", aponta Gaspar.
"Já comprei duas novas viaturas SW para o GAP (Grupo de Apoio Preventivo), além das armas; conseguimos recurso de R$ 2,8 milhões do Ministério da Defesa, para compra de 15 novas viaturas. O dinheiro já está na conta e só falta um carimbo para liberar", justifica o gestor.
"Quero ainda ampliar o Vizinhança Solidária; penso até em transformar em PL e mandar para a Câmara, porque a ideia deu muito certo - os vizinhos estão se conhecendo, criaram grupos de whatsapp e passam informação. Nos bairros onde foi implantado o índice de criminalidade caiu para zero", fala o prefeito.
"A meu ver, o maior problema que enfrentamos hoje, sem dúvida, são as drogas, por isso, temos o Viver, que atua fortemente no combate aos entorpecentes. O caminho é a educação, e a prática de esportes e cultura", acrescenta Gaspar.
A Segurança Pública Municipal fecha o ano com 4.892 operações realizadas pela Guarda Civil; hoje a cidade conta com 266 guardas e 57 viaturas, entre carros e motocicletas. Já o programa Viver, em parceria com o governo, efetuou 4,3 mil atendimentos.
Assistencial
Este ano, em março, a prefeitura inaugurou a sexta unidade do Cras, no Campo Bonito. Ao todo, as equipes atenderam 12.376 pessoas, promoveram 765 visitas domiciliares e encaminharam 3.662 famílias para programas sociais. Os dados são da Secretaria da Família e do Bem Estar Social (Semfabes).
O Cras Jovem atendeu a 180 pessoas; e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fez 4,9 mil atendimentos; o Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência contabilizou 3,3 mil; o Funssol atendeu 850 idosos no projeto Vida Feliz. "Foi lançado ainda o Ação Mulher, que agora tem 70 empresárias que promovem ações sociais e não querem aparecer. É uma atividade totalmente apolítica - houve, inclusive, tentativas de pessoas que quiseram aproveitar a situação, mas nós barramos", declara Gaspar.
"Estamos ajudando todas as entidades assistenciais de Indaiatuba, por meio de ações do Funssol; alocamos recursos para se manterem, pois, com a crise perderam patrocínios; e fizemos reajustes no orçamento para ajudá-los", completa.
"Em 2018 vamos fazer um lar para deficientes órfãos, a residência inclusiva, no Jardim Umuarama, ao lado do Ciaspe. Também vamos inaugurar o centro de referência do autista (espaço Avançar); o Cirva continua, mas, haverá outro espaço com piscina, quadra e trabalho pedagógico (Casa Pedagógica), no Rêmulo Zoppi, que deve inaugurar em fevereiro", emenda. "No próximo ano, vamos nos dedicar mais aos idosos; é uma população que está ativa e vivendo mais, por isso, precisa de serviços públicos exclusivos para ela", finaliza o prefeito.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • EXTRAORDINÁRIO
  • OS PARÇAS
  • JOGOS MORTAIS: JIGSAW
  • ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
  • A ESTRELA DE BELÉM
  • PAI EM DOSE DUPLA 2
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • NUNCA ME SONHARAM (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • DOIS FILHOS DE FRANCISCO (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • DEPOIS DA CHUVA (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • FONTE DA JUVENTUDE (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)
  • TEUS OLHOS MEUS (MOSTRA BRAZILIAN FILM SERIES)