Publicado em: 01/12/2017 12h01 - Atualizado em 01/12/2017 21h11

Sinal analógico será desligado até 17 de janeiro

Anieli Barboni
Divulgação Agência Brasil População ganhou mais tempo para se preparar e instalar o kit com a antena digital, conversor e controle remoto
A data para o desligamento do sinal de TV analógico foi prorrogado até o dia 17 de janeiro, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O sinal estava programado para ser interrompido totalmente na quarta-feira, dia 29. A decisão de postergar a data foi do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), na terça-feira, dia 28.
A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV aberta do analógico para o digital no Brasil, explicou que nos 85 municípios da região de Campinas as emissoras devem fazer o desligamento do sinal analógico até o dia 17 de janeiro. "Portanto, não é um adiamento da data, mas o dia 29 foi o início do processo de desligamento. As emissoras tem autonomia para escolher a data. Dessa forma, em toda a região podem existir canais que só transmitam em digital desde quarta-feira e outros que optem pelo desligamento apenas em 17 de janeiro. Esta é a data limite estabelecida pela Anatel, quando todas as emissoras só poderão estar transmitindo o sinal digital", explicou a entidade.
Com isso, a população ganhou mais tempo para se preparar e instalar seu kit conversor. "A Seja Digital continuará nesse período empenhada em sua missão de informar e atender a população para não deixar ninguém para trás", acrescenta.
A medida foi tomada porque não foi atingido o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%). Em Campinas o percentual foi de 88%, segundo a pesquisa Ibope Inteligência, realizada entre os dias 13 e 25 de novembro. A amostra contou com 1.442 entrevistas, enquanto no conjunto das demais cidades foram realizadas 2.198, que totalizam 2.324 entrevistas. Na Região Metropolitana de Capinas, há cerca de 630 mil kits para serem distribuídos, e mais de 475 mil famílias já retiraram os kits disponibilizados pela Seja Digital.

Até o final de novembro, foram distribuídos na cidade 9.130 kits

Em Indaiatuba serão distribuídos ao todo mais de 12.150 kits, sendo que até o momento já foram entregues 9.130 kits; e faltam ainda três mil kits para serem entregues.
A Seja Digital explicou que esses kits ainda podem ser retirados. As famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal devem acessar sejadigital.com.br/kit, ou ligar gratuitamente para o número 147 e verificar se estão participando da distribuição.
Caso tenham direito ao kit gratuito, basta realizar o agendamento, escolhendo data, local e horário para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados na região. Para agendar, é necessário estar com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Importante ressaltar que além da retirada do kit, é de extrema importância que instalem os equipamentos (antena digital e conversor) para ter acesso ao sinal digital.
Instalador Amigo
Como intuito de ajudar na instalação, a Seja Digital tem uma parceira com a Propositiva Empreendedorismo Social, onde pessoas cadastradas podem ajudar nas instalações.
Para consultar e saber mais basta acessar o site www.instaladoramigo.com.br. No site é possível se cadastrar para ser um instalador ou contratar um instalador.
A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem. Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • JOGOS MORTAIS: JIGSAW
  • ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE
  • EXTRAORDINÁRIO (PRÉ-ESTREIAS SÁBADO E DOMINGO)
  • A ESTRELA DE BELÉM
  • PAI EM DOSE DUPLA 2
  • LIGA DA JUSTIÇA
  • THOR: RAGNAROK
  • CINECLUBE - LOGAN LUCKY: ROUBO EM FAMÍLIA
  • A MENINA ÍNDIGO
  • BIG PAI, BIG FILHO