Publicado em: 11/01/2018 10h18 - Atualizado em 12/01/2018 15h38

Festa da Padroeira Candelária começa hoje

Quermesse segue até o dia 4 e missa sertaneja está marcada para o dia 18 de fevereiro

Anieli Barboni
Werner Munchow Padre Marcelo Previatelli explica que as atividades desse ano seguem até depois do Carnaval
A tradicional Festa da Padroeira de Indaiatuba Nossa Senhora da Candelária começa nesse fim de semana. Ontem, foi celebrado o início das atividades com uma missa. Hoje, começa a quermesse, a partir das 18h, e segue até o dia 4 de fevereiro. A parte religiosa e demais atividades seguem até o dia 25 de fevereiro.
Padre Marcelo Previatelli explica que as atividades desse ano seguem até depois do Carnaval. "Estamos com o calendário muito apertado porque o Carnaval acontece no início do mês. Vamos entrar com a festa no período da Quaresma; o leilão de gado e a missa sertaneja acontecem depois do Carnaval", comenta.
Previatelli também explica que a festa de 2018 segue o padrão dos anos anteriores. "Não teremos nenhuma grande mudança porque a festa chegou ao ponto que almejávamos, que é um momento da comunidade e das famílias", diz.
"Há alguns anos tiramos os shows que tinham na quermesse porque atraia muitos problemas, como brigas, as pessoas iam para o show e não para a festa. No lugar do show colocamos o espaço para as crianças, com brinquedos infláveis".
O padre também cita que a quermesse mantém cerca de 20 barracas, sendo de pastel, pizza, frango, lanche de linguiça, refrigerante, doces e demais quitutes. Ainda de acordo com a comissão da festa, a quermesse reúne de seis a nove mil pessoas por final de semana.
"O público da quermesse é bastante flutuante. Temos três grandes grupos que passam pela festa a noite. Tem pessoas que ficam após a missa, as famílias que vem apenas para a quermesse, e tem os jovens que estão saindo para a noite e que passam aqui antes. Segundo a comissão, circulam de seis a sete mil pessoas por fim de semana, e oito a nove mil em finais de semana com mais movimentação".
O pároco também explica que a renda da festa é investida na própria comunidade. "Atualmente, estamos com duas grandes obras. Uma é a construção da igreja Sagrada Família, no Jardim Monte Verde, que é a maior igreja
católica de Indaiatuba hoje, que comporta 1.100 pessoas sentadas, e como é tudo muito grande, lá demanda muito investimento. E tem a comunidade São Dimas, onde fizemos toda a reforma dela em 2017 e nesse ano estamos fazendo um salão. Nossa intenção é levar algumas festas para lá porque é uma área menos central. Com a renda também investimos na preservação da própria paróquia, que é um patrimônio histórico e do município, e sempre demanda um investimento diferenciado".

Programação *

Parte Religiosa
12/01 - sexta-feira
19h30 Missa de Abertura
14/01 - domingo
8h Missa com os enfermos
18h30 Missa com os Jovens
18/01 - quinta-feira
20h Auto da Nossa Senhora da Candelária
19/01 - sexta-feira
20h Auto da Nossa Senhora da Candelária
21/01 - domingo
18h30 Missa com as famílias
24/01 - quarta-feira
19h30 Rito Penitencial
25/01 - quinta-feira
19h30 Missa
26/01 - sexta-feira
19h30 Missa
27/01 - sábado
18h Missa com as gestantes
28/01 - domingo
18h30 Missa da Coroação de Nossa Senhora da Candelária
29/01 - sexta-feira
19h30 Missa da Graça
31/01 - quarta-feira
19h30 Missa
01/02 - quinta-feira
19h30 Hora Santa Eucarística
02/02 - sexta-feira
Dia da Padroeira Nossa Senhora da Candelária
5h Procissão das Luzes
10h Missa Solene da Apresentação do Senhor
17h Missa e Procissão de Nossa Senhora da Candelária
03/02 - sábado
9h Missa e benção das gargantas
18h Missa e benção das gargantas
18/02 - domingo
9h30 Missa Sertaneja, na Fazenda Espírito Santo - Cardeal
Parte Festiva
Dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de janeiro, e dias 1, 2, 3, e 4 de fevereiro
Quermesse, a partir das 18h
04/02 - domingo
13h30 Tarde de Prêmios
18/02 - domingo
Leilão de Gado - após a Missa Sertaneja, na Fazenda Espírito Santo
25/02 - domingo
12h Almoço Beneficente, no salão paroquial
*Toda a programação acontece na matriz Nossa Senhora da Candelária, exceto o leilão de gado e missa sertaneja.

Ápice da festa acontece no feriado com procissão das luzes e missa

A parte religiosa conta com a missa de abertura, Rito Penitencial, missa com os enfermos, missa com os jovens, missa com as famílias e com as gestantes. Também terá a missa e benção das gargantas, procissão das luzes, missa da Nossa Senhora da Candelária, além da missa sertaneja, que acontece na Fazenda Espírito Santo. Nesse ano, também será realizado o tradicional Auto de Nossa Senhora da Candelária, nos dias 18 e 19 de janeiro, às 20h.
"O grande ápice da nossa festa é no dia 2 de fevereiro, Dia da Nossa Senhora das Candeias, que é a Nossa Senhora da Luz. Ela carrega a luz do mundo, que é o Menino Jesus. Nesse dia temos procissão luminosa às 5h da manhã. Não temos como fazer a procissão a noite porque nossa festa está dentro do horário de verão e teria que ser muito tarde, por isso, há alguns anos decidimos fazer de madrugada e foi uma surpresa porque reuniu muitas pessoas. Depois temos a missa solene às 10h, e encerramos a programação do dia 2 com a procissão pelas ruas da cidade e missa", explica.
"Indaiatuba foi criada como cidade quando a igreja Candelária passou a ser uma paróquia, em 1830, tanto que esses documentos não ficam na cúria em Campinas, ficam em São Paulo, porque é anterior a criação da Diocese. O documento é um decreto imperial, assinado ainda por Dom Pedro II, e naquela época quando se criava a paróquia se criava a cidade, e Indaiatuba foi elevada a categoria de Vila. Normalmente, as pessoas perguntam quanto tempo tem a festa da Candelária.Tem o tempo que a paróquia existe porque a festa da padroeira sempre foi celebrada, temos registros antigos dessa celebração, já no primeiro livro tombo tem registro da festa sendo comemorada, óbvio que não no modelo que é hoje com a quermesse fora da igreja", conta o padre.
Auto
Nas próximas quinta e sexta-feira acontecem o Auto da Nossa Senhora da Candelária. Previatelli reforça que o roteiro desse ano não terá mudanças. "Já fizemos uma modificação há dois anos, por entender que essa mudança é recente optamos por não escrever outro roteiro. Na última modificação, o roteiro foi invertido, começamos com a morte e ressurreição de Jesus e vamos retrocedendo até o nascimento do Salvador, mostrando os momentos que a Virgem Maria viveu com Jesus".
Para encerrar a parte religiosa, no dia 18 de fevereiro acontece a missa sertaneja e leilão de gado na Fazenda Espírito Santo. "Nós levamos o leilão para a fazenda porque entendemos que o centro da cidade não é mais lugar para isso, e levamos junto à missa sertaneja. Na missa, a Orquestra de Violas de Pedreira participa novamente, celebram conosco há mais de dez anos", diz Previatelli.
A programação completa pode ser conferida ao lado.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • O TOURO FERDINANDO
  • O DESTINO DE UMA NAÇÃO
  • O ESTRANGEIRO
  • JUMANJI: BEM-VINDO À SELVA
  • CINECLUBE - COM AMOR, VAN GOGH
  • FALA SÉRIO, MÃE!
  • O REI DO SHOW
  • STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI
  • EXTRAORDINÁRIO