Publicado em: 06/02/2018 11h20 - Atualizado em 09/02/2018 19h29

Indaiatuba tem 2º menor índice de homicídios entre maiores cidades

Indaiatuba está entre as duas cidades de São Paulo com mais de 100 mil habitantes que tiveram a menor taxa de homicídios em 2017. O levantamento, feito pelo portal G1, teve como base dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a SSP, Indaiatuba registrou redução de 60%, passando de 2,18 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2016 para 0,86 no ano passado. Ainda de acordo com os dados do governo estadual, a cidade teve dois assassinatos em 2017. O índice de Valinhos, que lidera o ranking, foi de 0,83.
Entre os municípios com maior taxa de homicídio, estão Jandira (18,49), Itapevi (15,91), Pindamonhagaba (13,84), Taubaté (13,71), Suzano (13,10) e Francisco Morato (13,9). Na região de Campinas (SP), o maior índice é de Hortolândia (12,33). Já Campinas registrou o maior número de vítimas de homicídio doloso dos últimos três anos, de acordos com a SSP. Balanço do governo estadual apontou 157 assassinatos em 2017, mesmo índice registrado em 2014 e maior do que os números de 2015 e 2016.

Secretário destaca assistência a jovens

Comentando os resultados do
levantamento, o secretário mu-
nicipal de Segurança Pública,
Alexandre Guedes Pinto, declarou que Indaiatuba há mui-
to tempo vem investindo em qualidade de vida, destacando a educação e segurança.
"Nossos jovens, desde a sua formação, são assistidos e encaminhados para um futuro promissor", comenta. "Devido a esse planejamento, a tendência de jovens migrar para o mundo do crime reduz sensivelmente quando atingem a maior idade."
Alexandre destaca, ainda, que a segurança pública vem atuando há muitos anos com inteligência, encaminhando ao Judiciário criminosos que muitas vezes, antes de cometerem o segundo delito, são identificados pelas forças policiais. "Outro fator importante é a rápida resposta em solucionar o delito cometido pelo infrator da lei", completa.
O secretário informou que sua pasta vem identificando potenciais infratores por meio de mapas estatísticos e informações dos policiais que estão diariamente nas ruas. "E também o local, dia, período e região onde ocorrem esses delitos, traçando policiamento específico para estes locais", afirma.
A Guarda Civil de Indaiatuba conta com um efetivo de 265 integrantes, que conta com 20 motos e 33 carros para o patrulhamento.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
  • VIVA: A VIDA É UMA FESTA
  • TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
  • PADDINGTON 2
  • A FORMA DA ÁGUA
  • TODO O DINHEIRO DO MUNDO
  • MAZE RUNNER: A CURA MORTAL
  • THE POST: A GUERRA SECRETA
  • O TOURO FERDINANDO
  • JUMANJI: BEM-VINDO À SELVA