Publicado em: 06/02/2018 17h00 - Atualizado em 14/02/2018 11h00

Primavera decide futuro depois do carnaval

Clube aguarda proposta de gestor para montar elenco que irá disputar a 'Segundona' paulista

xxxx
Manoel Messias Time do Primavera no jogo contra o Taquaritinga, na segunda fase do Paulista de 2017
O futuro da equipe profissional do Primavera deve ser decidido após o carnaval, segundo o presidente do clube, Eliseu Marques. O clube aguarda a apresentação de uma proposta feita por um gestor de esportes. A reunião com o Conselho Deliberativo está prevista para a próxima semana, quando a proposta será apresentada.
Eliseu explicou que a proposta foi feita durante a Copa São Paulo Júnior a um dos conselheiros do clube, mas ela será discutida somente agora. O presidente também informou que, segundo o conselheiro, o objetivo do novo parceiro é o acesso. "O gestor, que por enquanto preferimos não revelar o nome, traria ao clube sua comissão técnica e jogadores. Ele também deve aproveitar atletas da base e da Copa São Paulo", afirma.
Faltando 57 dias para a estreia do Fantasma da Ituana na quarta divisão paulista (oficialmente denominada Segunda Divisão), o time terá pouco mais de 40 dias para a preparação da equipe. Eliseu garantiu que não há preocupação caso a parceria seja firmada. "Em caso contrário, o tempo será curto para montar um time competitivo", pondera. "Como o gestor virá com sua comissão técnica e equipe montada, não perderíamos tempo com avaliações. Do contrário, complica porque teremos que fazer igual ano passado, selecionar atletas e pensar na comissão." A melhor solução, para ele, seria o clube seria não depender de gestores e ser autossustentável "Mas, infelizmente, essa não é a realidade de 90% dos clubes", lamenta.
Estreia
O campeonato começa no dia 8 de abril. A estreia do Fantasma será contra a Associação Atlética Itararé, na casa do adversário, às 10h. O primeiro jogo do Primavera em casa está marcado para 15 de abril, às 10h, contra o Elosport, de Capão Bonito. Neste ano, o valor mínimo do ingresso será de R$ 10 e R$ 5 meia-entrada.
Até o momento, o clube não recebeu nenhuma outra proposta e segue fazendo reformas no estádio. "Estamos pintando os alojamentos, trocando as camas e colchões",informa Eliseu.
Este ano o clube conta com uma ajuda vinda de uma associação de torcedores, que comprou um ônibus usado para emprestar ao Primavera por três anos. "Esses torcedores nos perguntaram sobre as dificuldades e relatamos que os atletas iam a pé até os estádios municipais, que é onde treinamos", conta. "Eles quiseram ajudar e nos deram o comodato de um ônibus. após os três anos, ou eles renovam o comodato ou pegam o ônibus de volta."

Equipe terá de percorrer mais de 1.300 km na primeira fase

Manoel Messias Torcida Terror Fantasma: mais difícil acompanhar o time fora
O Primavera está no Grupo 5 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão e irá disputar a classificação para a segunda fase com a Itararé, AD Guarujá, Barcelona (Capela do Socorro, São Paulo), Elosport (Capão Bonito), Jabaquara (Santos) e dois times de Mauá: Grêmio Esportivo Mauense e Mauá Futebol Treinamentos.
As chaves e a tabela foram divulgadas pela Federação Paulista de Futebol na segunda-feira (5). Ao todo, são 40 equipes participantes, onze a mais do que em 2017. A disputa deste ano terá times tradicionais, como o Paulista (campeão da Copa do Brasil de 2005 e rebaixado da Série A3 de 2017) e o Jabaquara (clube fundador da Federação Paulista de Futebol e campeão da Série A3 em 1993). Esta edição também conta com o retorno do Bandeirante, Fernandópolis, Guarujá, Itapirense, Santacruzense e Tupã ao futebol profissional, além dos calouros Catanduva, Talentos 10, Grêmio Sãocarlense, Andradina e Mauá Futebol Treinamentos.
A equipe de Indaiatuba terá que percorrer, no mínimo, 1.371 quilômetros. O adversário mais próximo é o Barcelona, da cidade de São Paulo, e o mais distante é a Associação Atlética Itararé. O presidente do Primavera, Eliseu Marques, não aprovou o grupo, já que os gastos serão maiores. "Na reunião com os clubes, a federação disse que a primeira fase seria regionalizada, mas não tem nada de regional no nosso grupo", critica. "Vamos ter que fazer viagens longas e ter gastos com hotel. Quando estávamos na região, íamos e voltávamos no mesmo dia. Agora, em alguns jogos teremos que gastar com estadia." Ele acredita que será uma disputa "difícil".

Regulamento permite atletas não inscritos

Manoel Messias Jogo no Gigante da Vila: primeiro jogo em casa dia 15 de abril
As diretrizes do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2018 foram discutidas pelos clubes no dia 30 de janeiro. Assim como no Paulistão das Séries A1 e A2, os participantes decidiram por duas listas de inscrições de atletas. A primeira com 26, sendo três goleiros e a segunda livre, formada por atletas da base que foram inscritos em 2017. Apenas cinco jogadores dessa segunda lista poderão atuar ao mesmo tempo.
Eliseu aprovou as novas regras e acredita que todos os clubes vão utilizar esse recurso. "Achei interessante, é uma tendência nacional", concorda. "Agora, o treinador poderá colocar o atleta da base no treino sem 'queimar ficha', como eles dizem. Os jogadores que se destacarem no treino poderão ser convocados sem a necessidade de estar na lista dos 26.
Sub-23
Pelo segundo ano consecutivo, o torneio será disputado por atletas sub-23. Na primeira fase, os times estão divididos em cinco grupos de oito equipes (veja box ao lado). Classificam-se os três melhores de cada grupo e mais o quarto melhor colocado de todas as chaves. Na segunda fase, serão formados quatro grupos com os 16 times classificados. Seguem para a terceira fase dois times de cada chave, e serão formados dois grupos de quatro times. Os dois melhores avançam para a semifinal, que irá decidir o acesso para a Série A3 de 2019. A final será em jogo de ida e volta, e devem acontecer nos dias 2 e 27 de outubro.
Em 2017, o Manthiqueira, de Guaratinguetá, foi o campeão e o São Bernardo o vice. Ambos conseguiram o acesso. O Primavera foi eliminado na segunda fase e encerrou sua participação em terceiro lugar no grupo, com 8 pontos, dois a menos que o segundo colocado -- justamente o Manthiqueira.

CAMPEONATO PAULISTA - SEGUNDA DIVISÃO

GRUPO 1
Andradina
Santacruzense
Assisense
Grêmio Prudente
Osvaldo Cruz
Talentos 10
Tupã
Vocem
GRUPO 2
América
Inter de Bebedouro
Bandeirante
Catanduva
Taquaritinga
Fernandópolis
Grêmio Catanduvense
José Bonifácio
GRUPO 3
Francana
Brasilis
Comercial
XV de Jaú
Grêmio Sãocarlense
Independente
Jaguariúna
Itapirense
GRUPO 4
Amparo
Flamengo-SP
AD Guarulhos
Joseense
Atlético Mogi
Paulista
São José
União Mogi
GRUPO 5
Itararé
Guarujá
Barcelona-SP
Elosport
Primavera
Mauaense
Jabaquara
Mauá Futebol

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
  • VIVA: A VIDA É UMA FESTA
  • TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
  • PADDINGTON 2
  • A FORMA DA ÁGUA
  • TODO O DINHEIRO DO MUNDO
  • MAZE RUNNER: A CURA MORTAL
  • THE POST: A GUERRA SECRETA
  • O TOURO FERDINANDO
  • JUMANJI: BEM-VINDO À SELVA