Publicado em: 07/02/2018 15h15 - Atualizado em 14/02/2018 11h04

Tornados estreia no Campeonato Paulista de Rúgbi dia 8 de abril

Local não está definido; diretor prevê disputa difícil pelo acesso

Robson Senne Lance de jogo da equipe do Tornados: mesma base de 2017
O Indaiatuba Rugby Club - Tornados estreia dia 8 de abril no Campeonato Paulista. O jogo será contra o ABC, de Santo André. O local e horário do jogo ainda não foram confirmados pela federação. A final da competição está marcada para 15 de setembro.
Este ano o Tornados terá como adversários no rúgbi paulista o União Rugby Alphaville, de Santana do Parnaíba e Barueri (rebaixado da Série A); Templários, da cidade de São Bernardo do Campo; Wallys, do município de Louveira; Lechuza, equipe de Sorocaba e Itu; Urutu e São Bento, ambos de São Paulo; Cougars, de Vinhedo; São Jorge (campeão da Série C), do município de Barueri; e o ABC, da cidade de Santo André.
Segundo o diretor técnico da equipe masculina adulta, Leonardo Gatti, a base do time será a mesma do ano passado, com o reforço de três ou quatro atletas que não participaram ativamente ano passado, mas já faziam parte do grupo, bem como alguns atletas do juvenil que subiram para categoria adulta. "Começamos a treinar na última semana dejaneiro e neste ano trouxemos um treinador bastante experiente para comandar o time adulto, que é o Mariano de Goycochea. Ele é argentino, também atua como árbitro no Brasil e é diretor da comissão de arbitragem, além de fazer parte do Conselho Administrativo da Confederação Brasileira", aponta.
A temporada de 2018 ocorrerá ao longo dos meses de abril a setembro, dando mais tempo para a preparação dos clubes e diminuindo o espaço entre os jogos. No entanto, segundo a federação, o formato de disputa permanece inalterado, com jogos em turno único. Os quatro melhores times vão para a semifinal. "Este ano, a competição deverá ser mais difícil, pois os times que subiram da Série C apresentaram grande desempenho no ano passado", afirma o diretor técnico.
Leonardo ressaltou que a equipe está treinando muito para brigar novamente pelas primeiras colocações, mas o primeiro objetivo é passar da fase de grupos e chegar novamente a uma semifinal. Em 2017 o time perdeu a semifinal para o ABC e ficou com a terceira colocação, ao vencer o Urutu. "Os três times que subiram (Tucanos, de São João da Boa Vista, Engenharia Mackenzie, de São Paulo, e Piratas, de Americana) estão muito preparados e com certeza, pelos resultados que eles têm apresentado, não serão adversários fáceis de bater. E ainda tem o São Carlos, que caiu da Série A do ano passado e deverá brigar muito para voltar ao grupo de elite", comenta.
Novatos
O Tornados está aberto para novos atletas. Os interessados devem procurar por Marcelo Didi no telefone (19) 99244-9908. Atualmente, a equipe masculina adulta treina de terça-feira, às 21h, e de quinta-feira, às 20h. Aos domingos, o grupo treina às 10h, na Marginal do Parque Ecológico. O feminino aos sábados e domingos, às 10h, no campo de areia próximo ao Barco. Já o juvenil masculino e feminino treinam de terça e quinta-feira, às 19h, no Sesi.  

Equipe inicia temporada dia 17 pela Copa RMC

Neste ano, a equipe também participa da Copa RMC de Rúgbi, que começa no dia 17 deste mês. A primeira etapa será em Vinhedo. No dia 24, a competição seria em Indaiatuba, mas como o campo está em reforma, a segunda etapa acontece em Vinhedo. A final está marcada para o dia 10 de março, em Louveira.
Irão competir quatro equipes da região, são elas: Tornados, Cougars, de Vinhedo, Wallys, de Louveira, e Jaguares, de Jaguariúna, que entrou como convidada no lugar do Jequitibá. De acordo com Leonardo, o objetivo do time é ser campeão da Copa RMC 2018. "Em 2017 houve empate triplo e pelo critério de desempate ficamos em terceiro lugar", conta.
Além do Paulista e da Copa RMC, a equipe quer competir na Taça Tupi, mas aguarda definição da CBRU sobre a participação do time de Indaiatuba. A Taça Tupi é a segunda divisão do campeonato nacional, antigamente conhecida como Copa Do Brasil, em que o Tornados foi campeão no ano de 2012.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
  • VIVA: A VIDA É UMA FESTA
  • TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
  • PADDINGTON 2
  • A FORMA DA ÁGUA
  • TODO O DINHEIRO DO MUNDO
  • MAZE RUNNER: A CURA MORTAL
  • THE POST: A GUERRA SECRETA
  • O TOURO FERDINANDO
  • JUMANJI: BEM-VINDO À SELVA