Publicado em: 27/02/2018 16h01 - Atualizado em 02/03/2018 17h51

Bicicross de Indaiatuba conquista três títulos na abertura do Paulista

Equipe ficou em 4º lugar por equipes na etapa em Poços de Caldas

Anieli Barboni
Reprodução Facebook/ACBI Equipe da ACBI que representará Indaiatuba em 2018 foi apresentada dia 23 de fevereiro
A Associação de Ciclismo BMX de Indaiatuba (ACBI) conquistou três títulos na abertura do Campeonato Paulista de Bicicross, no último fim de semana, em Poços de Caldas (MG). Luís dos Santos ficou em primeiro lugar no pódio da categoria Cruiser 15 e 16 anos, Isabella Soares foi campeão na Girls 11 e 12 anos, e Pedro Bianchi foi o primeiro colocado na categoria Especial. No ranking por equipes, a ACBI ficou em quarto lugar, atrás da equipe da casa (campeã), Votorantim (vice) e São José dos Campos (terceiro lugar). Os resultados completos podem ser conferidos no site da Associação Paulista de BMX - www.apbmx.com.br.
Esta foi a primeira etapa da competição, que tem nove fases. Além do Paulista, neste ano a equipe de Indaiatuba terá pela frente o Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil e a competição regional. Para a temporada, a equipe conta
com atletas que subiram da base e ainda trouxe reforços, como o Luís dos Santos, que foi da base da ACBI em 2013, e Priscilla Carnaval, a única contratada. Priscilla ocupa ooitavo lugar no ranking mundial e representou o País nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A apresentação da equipe aconteceu na sexta-feira passada, dia 23. Neste ano, o time continua sendo comandado pelo piloto e treinador Douglas Stevaux.
O presidente da ACBI, Jonas Pereira, comentou que a associação alcançou alguns de seus objetivos em 2018. "Montamos dois projetos, um para formação de base e outro para o alto rendimento; esses projetos serão protocolados no início de março no Ministério do Esporte", explica. "Também conseguimos, por mais um ano, assinar contrato com o treinador Douglas Stevaux. Fechamos ainda com o atleta Gabriel Giovannini para representar a cidade e a equipe não só no BMX, mas também no MTB e downhill. A novidade é a contratação da atleta olímpica Priscilla Carnaval", afirma. Com isso, a diretoria da ACBI espera manter a equipe entre as três melhores do estado e do país, aumentando o nível técnico dos atletas.
Jonas explica que manter a equipe e a cidade entre as três melhores do estado será desafiador, já que as regras para pontuação de cidade sofreram mudanças e a quantidade de novatos fará diferença para os municípios participantes. Agora, a equipe com maior número de novatos recebe 20 pontos extra. "Nossa equipe atualmente tem filiado sete novatos e necessita de mais dez para ficar entre as três cidades com maior número de atletas da base", afirma. "No individual, o objetivo é manter os títulos conquistados em 2017, aumentado ainda mais esse resultado, principalmente nas categorias Junior e Elite Men feminino e masculino", acrescenta.
Paulínia deve ser o adversário que irá brigar pelo título no Paulista e um dos mais difíceis de "bater". Isso porque, segundo Jonas, Paulínia está com uma estrutura sólida, principalmente na formação de base. "O campeonato será bem disputado com as novas regras, porém, Paulínia sai na frente com os dois projetos de formação de base e alto rendimento. Americana, com a nova diretoria, também vem forte, mas o ganho maior é para o esporte, independentemente dos resultados, com a união dos clubes trocando informação e propondo projetos", ressalta.

Cidade pode sediar Campeonato Brasileiro

Indaiatuba está cotada para ser sede do Campeonato Brasileiro de Bicicross nesta temporada. A cidade disputa com Americana. "Seria uma oportunidade de mostrar nossa força e a possibilidade de levar a maioria dos atletas que estão qualificados para esse campeonato", ressalta o presidente da ACBI, Jonas Pereira.
Outra competição nacional, a Copa do Brasil, será disputada em cinco etapas. "Ainda estamos nos programando para esse campeonato", informa Jonas. "São fases em vários Estados, com alto custo e dependemos de patrocínio, já que temos 15 atletas qualificados." Segundo ele, a última etapa será em Americana ou Indaiatuba. No ano passado, a equipe local ficou em quarto lugar por equipes no Brasileiro e conquistou seis títulos na Copa Brasil. "O Objetivo é melhorar esses resultados", comenta.
Este ano, a cidade vai sediar a Copa Indaiatuba 1º de Maio, a terceira etapa da Copa Regional Ricardo Alves, dias 4 e 5 de agosto; a quinta etapa da Copa do Brasil, de 15 a 17 de novembro, ou o Campeonato Brasileiro, dias 7 e 8 de julho, além da final do Campeonato Paulista.
O calendário da ACBI começou nos dias 17 e 18 de fevereiro, quando a equipe participou da Taça Brasil, em São Paulo. O time trouxe para casa seis títulos. A equipe tem apoio de Justus contabilidade, Impact Bike, Penks Vestuário e Secretaria Municipal de Esportes.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • OPERAÇÃO RED SPARROW
  • A MALDIÇÃO DA CASA WINCHESTER
  • MOTORRAD: A TRILHA DA MORTE
  • DUDA E OS GNOMOS
  • PANTERA NEGRA
  • PEQUENA GRANDE VIDA
  • TRAMA FANTASMA
  • LADY BIRD: A HORA DE VOAR
  • CINELUBE - THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA
  • CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
  • TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
  • VIVA: A VIDA É UMA FESTA
  • A FORMA DA ÁGUA
  • O TOURO FERDINANDO