Publicado em: 16/02/2018 09h43 - Atualizado em 16/02/2018 19h57

Dilemas do jornalismo

Quem leu a Tribuna no último sábado pode ter constatado contradição entre a informação veiculada na manchete de capa e alguns comentários e reportagens nas páginas 2, 3 e 4. Tal confusão decorre do imbróglio jurídico que marca a situação do transporte coletivo municipal, assunto já abordado neste espaço na última edição.
A sucessão de informações que se atualizam dia a dia serve de exemplo para alguns dos atuais desafios impostos ao jornalismo, a partir da diversificação de plataformas para difusão de notícias.
No caso citado, houve todo uma mobilização deste jornal para atualizar o noticiário a fim de garantir a informação mais precisa possível ao fiel leitor da edição impressa. A informação de que a Viação Rápido Sumaré havia conseguido liminar para se manter operando o transporte coletivo chegou à Tribuna depois de fechada a edição do dia seguinte. Não obstante, não medimos esforços para, dentro das limitações impostas pelo horário, proceder a devida checagem e refazer a manchete do jornal com as últimas informações disponíveis.
Evidentemente, um quadro de incertezas como o abordado, passível de mudanças a qualquer momento, impõe limites aos veículos da mídia impressa. A manchete da edição passada, por exemplo, perdeu efeito horas depois de chegar às bancas e aos assinantes, com a derrubada da noticiada liminar. Donde desponta a pertinência das redes sociais, que possibilitam acesso quase que instantâneo à informação.
Aos jornais impressos, cabe uma redefinição de seu papel, preservando a qualidade de informação e priorizando análise e aprofundamento. As mídias digitais, neste contexto, devem ser encaradas como ferramenta a mais no processo jornalístico. Prestam-se ao característico dinamismo no consumo de informações. Devem, no entanto, primar pelos preceitos básicos de tratamento da notícia, sem os quais incorrem em irresponsabilidade e, por vezes, má-fé.

Veja Também:

Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • PANTERA NEGRA
  • CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
  • TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
  • VIVA: A VIDA É UMA FESTA
  • CINECLUBE - CORPO E ALMA
  • A FORMA DA ÁGUA
  • MAZE RUNNER: A CURA MORTAL
  • O TOURO FERDINANDO