Publicado em: 08/03/2018 17h57 - Atualizado em 09/03/2018 19h01

Morada do Sol celebra 38 anos com atividades

Além de homenagens, comemorações envolvem eventos culturais, esportivos e sociais gratuitos

Fábio Alexandre
A Câmara de Indaiatuba sedia no próximo dia 23, como parte das comemorações dos 38 anos do Jardim Morada do Sol, cerimônia de entrega de homenagens aos moradores mais antigos do bairro. O evento, promovido em parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, é baseado na lei 5.644/2009, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB), e faz parte das comemorações que incluem o aniversário do bairro mais populoso de Indaiatuba no calendário oficial do Município. A festa, com diversas atrações, vai agitar o bairro durante todo o mês de março.
"Essa é a nona edição da festa, que inclui não somente a entrega das homenagens, mas muitas outras ações, entre elas um torneio de futebol de areia, uma grande festa para as crianças do bairro, shows, missa campal, uma ação voltada para o comércio local, que será realizada no Center Jeans, e muitas outras surpresas", afirma Hélio. "O torneio de futebol de areia já virou tradição, e agora, com o cancelamento da Copa Vila Avaí - que centralizava as atenções e os jogadores - estamos pensando em criar um campeonato em 2019".
Entre os destaques da programação está a primeira ação do Bairro Empreendedor, baseada em projeto de lei que deu origem à Semana do Empreendedorismo, promovida em parceria com o vereador Edvaldo Bertipaglia (PSB). "O projeto surgiu de reuniões mensais, oriundas da Semana do Empreendedorismo, e será realizada em parceria com a BNI (grupo de networking que reúne empresários de diversos segmentos)", destaca Hélio.
"A ideia é fortalecer novamente o Center Jeans, que com o passar dos anos perdeu sua característica de referência comercial do bairro", afirma o vereador. "Para tanto, estamos programando ações para o mês de abril, com um café da manhã para os comerciantes, onde buscaremos a troca de experiências. Trata-se de um projeto mais extenso, mas também importante para o bairro".
Outro destaque é a Festa das Crianças, que já virou tradição. "Gostaria de agradecer aos comerciantes do bairro, que já abraçaram este projeto", afirma Hélio. "Além disso, no sábado, dia 17, teremos uma festa com barracas comandadas pelas comunidades religiosas e com atrações culturais do bairro. No domingo, dia 18, uma missa campal, que sempre atrai muita gente".
A festa tem parceria da Prefeitura de Indaiatuba, Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, Secretaria do Meio Ambiente, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Secretaria de Esportes, Hot Flowers, Escola de Cabeleireiro Rita, Sonho Meu, O Sorvetão, Primavera Sorvetes, Tonny & Guilherme Souza (cantores), Nana do Forro Bom, Lava Jato Marcão, Dog & Cia Rações, Casa de Carne Portal do Sol, Bar do Barbosa, Mercado Kocais, Casa de Carne União, Mercearia Portuga, FarmaLupa, Adega 58, Centro Esportivo Leandro, Salsicha Áudio Car, Yes Escola de Inglês, Construlopes Materiais de Construção, Ouxcimar da Areia, Consulado da Construção, Material de Construção Vida e Luz, Felipe Madeira, Dente Car, Academia Ônix, Supermercado Cidade Nova, GPA, Loja GVC, Frangoteria, Tamandaré Tintas, Posto Colonial, Lelésso Tatuagem, Colégio Meta, Carvão Indaiá, Mercado Monteiro, Engelo, Engenharia Igor Ferraz e Mercado Cidade Nova.

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 - 9h às 11h30
Torneio de Futebol de Areia
Local: Rua Dr. Mário Sergio de Almeida (Praça da Rua 29)
Dia 17 - 19h às 22h
Apresentações culturais com artistas locais e praça de alimentação
Local: Parque Corolla
Dia 18 - 8h30 às 10h
Missa de Ação de Graças
Local: Parque Corolla
Dia 18 - 10h e 15h
Torneio de Futebol de Areia (Final)
Local: Parque Corolla
Dia 18 - 13h às 18h
Festa das Crianças
Local: Parque Corolla
Dia 23 - 19h às 22h
Homenagens aos moradores
Local: Câmara Municipal de Indaiatuba
Dia 24 - 13h às 17h
Festival de Futebol de Campo com Veteranos
Local: São Conrado
Dia 25 - 8h30 e 13h
Festival de Futebol de Campo com Amadores
Local: São Conrado

Homenageados receberão comenda dia 23 de março

Os moradores que mudaram a história do Jardim Morada do Sol receberão uma comenda em reconhecimento às ações realizadas em prol do bairro. A cerimônia, que acontece dia 23 no plenário da Câmara, homenageia também os moradores mais idosos, a exemplo do que já aconteceu ano passado, com Elisa Matos dos Anjos (104 anos) e João Soares Pereira (103).
Para realizar as homenagens, Hélio e sua equipe promove um resgate oral das histórias relatadas pelos moradores do bairro. O material é gravado e disponibilizado na íntegra à Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Uma compilação destas entrevistas será exibida durante a cerimônia. "São histórias que me alegram e resgatam o passado destas pessoas que fazem parte do bairro, todas simples e humildes", enfatiza o vereador.
Hélio revelou ainda que pretende fundar uma associação de moradores. "Amanhã, posso não estar mais aqui. Para que este trabalho nunca termine, vamos amadurecer essa ideia. Em cada canto deste bairro, encontramos histórias cativantes, que precisam ser contadas", ressalta.
Receberão as homenagens Oliveiro Borges da Silva, João da Silva (Joãode Deus), Manoel Eduardo, Wilson Moraes Romão, Alcides Afonso dos Santos Sobrinho, Edilson Alves da Silva, Elza Maria Luiz Munhoz, Josué Antônio, João Donizete Correia (Alemão da Mercearia) e o mais longevo, José Ferreira da Silva, com 101 anos.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • OS FAROFEIROS
  • O PASSAGEIRO
  • CINECLUBE - O INSULTO
  • PANTERA NEGRA
  • CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
  • OPERAÇÃO RED SPARROW
  • A MALDIÇÃO DA CASA WINCHESTER
  • A FORMA DA ÁGUA
  • TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
  • DUDA E OS GNOMOS
  • VIVA: A VIDA É UMA FESTA
  • O TOURO FERDINANDO
  • FALA SÉRIO, MÃE!