Publicado em: 21/03/2018 10h49 - Atualizado em 23/03/2018 17h41

Primavera homenageia campeões de 1977

Clube promove dois amistosos amanhã, entre equipes das décadas de 70, 80 e 90, com entrada gratuita

Da Redação
Reprodução Equipe do Primavera campeã em 1977: Bérgamo (técnico), Alemão, Joãolão, Teteu, Edson Oliveira, Sergio, Jacques, Piteira e Marcos Milani; Paqueiro, Marcos Jacaré, Teleco, Airton, Luquinha, Ricardo Dourado, Tonho e Cidão
O Primavera fará amanhã uma homenagem à equipe do clube campeã paulista da Segunda Divisão em 1977. O título é considerado o mais importante da história do Fantasma da Ituana, por ter marcado a volta do clube ao futebol profissional, na temporada anterior, e pela grande fase em que vivia, entre o final dos anos 70 e começo dos anos 80.
No mesmo dia, serão disputados dois amistosos no Gigante da Vila, a partir das 9h, com entrada gratuita. O primeiro jogo reunirá ex-jogadores do Primavera dos anos 70 e 80 contra a equipe máster do XV de Novembro. Em seguida, será disputada partida entre ex-atletas de Primavera e Osan nos anos 90. No total, cerca de 120 ex-jogadores estarão participando.
Na era profissional, o Fantasma se sagrou campeão três vezes: duas pela Segunda Divisão (1977 e 1995) e pela extinta Série B2 (2001). A "Segundona" de 77 teve a participação de 43 equipes divididas em séries regionais. O Primavera ficou na série "Edson Arantes do Nascimento", ao lado de Angatubense, Capivariano, Jabaquara, Laranjalense, MAF (Piracicaba), Riopedrense, Saltense e XV de Indaiatuba.
A estreia primaverina aconteceu no dia 12 de junho, no dérbi contra o XV, no Gigante da Vila. A partida marcou o primeiro encontro de duas equipes indaiatubanas em um certame profissional e contou com a presença da modelo indaiatubana Cássia Janys, eleita Miss São Paulo no dia anterior. O Primavera venceu por 1 a 0, gol de Teleco.
O Fantasma foi campeão da série com nove vitórias, cinco empates e duas derrotas, garantindo classificação para a semifinal. A equipe encerrou o segundo turno de forma invicta, com cinco vitórias e quatro empates.
Na fase de semifinal, os adversários foram Lemense, Guaçuano, Laranjalense e União de Tambaú. Dos oito jogos disputados, o time de Indaiatuba venceu sete e empatou apenas um, Nessa fase, aconteceu a histórica "invasão" da torcida primaverina no jogo de volta contra a Laranjalense, em Laranjal Paulista. Com a vitória por 3 a 2, o Fantasma garantiu acesso à Primeira Divisão (atual Série A3) e a vaga na final.
Invencibilidade
Foi na campanha do título de 77 que o Primavera teve a maior sequência invicta de sua história. Foram 17 jogos - 189 dias - sem saber o que é derrota, sendo 12 vitórias e 5 empates. A sequência foi quebrada na primeira partida da final, dia 12 de fevereiro de 1978, em Presidente Epitácio: 1 a 0 para o Beira Rio. Uma semana depois, em Indaiatuba, o placar se repetiu. Na época, era prevista uma terceira partida, em campo neutro. O jogo decisivo foi disputado na cidade de Garça, onde o Primavera venceu por 1 a 0, com Teleco fazendo o gol do título.

Técnico usa jogos-treinos para testar equipe para 'Segundona'

Os jogadores do Primavera deram sequência, esta semana, aos treinamentos técnicos e táticos visando a estreia na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, dia 8 de abril, fora de casa, contra o Itararé.
O técnico Paulo Pereira comandou a equipe em dois jogos-treinos - quinta-feira, contra a Seme (Secretaria Municipal de Esportes) de Itu, no campo da Osan; e ontem, em São Paulo, contra o time B do Corinthians.
Paulo comentou que está fazendo experiências. "Estamos deixando jogar por um tempo maior, por isso dois jogos em dois dias", afirma. Com relação a reforços, o treinador informou que o clube está buscando goleiros e zagueiros. Na semana passada chegaram quatro reforços para o ataque: Matheus Lu (ex-São Paulo e Guarani), Ivamar Junior (ex-América/SP), Anderson Zacarias (ex-Iraty/PR) e Juninho(ex-Boavista/RJ).

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • PEDRO COELHO
  • CÍRCULO DE FOGO: A REVOLTA
  • CINECLUBE - EM PEDAÇOS
  • TOMB RAIDER: A ORIGEM
  • MARIA MADALENA
  • OS FAROFEIROS
  • PANTERA NEGRA
  • FALA SÉRIO, MÃE!