Publicado em: 23/03/2018 10h04 - Atualizado em 23/03/2018 10h35

Água: soluções e desafios

No ensejo do Dia Mundial da Água, cujo tema é "Natureza para a água" e tendo como lema "A resposta está na natureza", cabe uma reflexão sobre as soluções para os desafios com relação ao bem natural no século 21. O assunto foi tema de debates durante toda a semana, em Brasília, no Fórum Mundial da Água.
A questão ambiental impõe uma discussão profunda sobre o abastecimento nos municípios. Consumo consciente e práticas sustentáveis estão na ordem do dia. Cerca de 0,008% do total da água do planeta é própria para o consumo. Grande parte das fontes dessa água - rios, lagos e represas - está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Por outro lado, problemas relacionados ao manejo das águas são cada vez mais comuns. Alagamentos, secas, poluição e conflitos surgidos a partir desses problemas interferem na vida cotidiana e representam impacto significativo na economia global.
A urbanização e a busca pelo desenvolvimento econômico invariavelmente negligenciam os ecossistemas, degradando as reservas de água e a vegetação. Obras ou intervenções baseadas nas experiências da engenharia tradicional, além de planos de recuperação por parte de empresas, buscam minimizar os problemas decorrentes da urbanização e das atividades humanas.
Essas medidas podem ser melhoradas e complementadas tendo por base a observação e consideração do modo de funcionamento dos ecossistemas e as soluções baseadas na natureza. Uma série de alternativas poder ser aplicada em diferentes escalas e para diferentes finalidades. Entre elas, tecnologias de baixo impacto ambiental, como a reconexão de rios às planícies de inundação, visando a recuperação de volumes de água armazenados, e a captação de água de chuva como forma de atenuar os efeitos da impermeabilização do solo urbano.
Importa frisar que, fazendo a sua parte, a partir de um consumo racional, o cidadão contribui para um quadro de maior segurança hídrica e para a conservação da água e da biodiversidade em prol das futuras gerações.

Veja Também:

Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • PEDRO COELHO
  • CÍRCULO DE FOGO: A REVOLTA
  • CINECLUBE - EM PEDAÇOS
  • TOMB RAIDER: A ORIGEM
  • MARIA MADALENA
  • OS FAROFEIROS
  • PANTERA NEGRA
  • FALA SÉRIO, MÃE!