Publicado em: 10/05/2018 10h30 - Atualizado em 11/05/2018 17h56

Campanha divulga benefícios da equoterapia

Iniciativa da Associação Estância Tordilha visa conscientização sobre a terapia assistida com cavalos

Adriana Brumer Lourencini
Daniel Salla Instrutora com praticante de equoterapia: ação com objetivo de melhorar a qualidade de vida
A Associação Estância Tordilha, de Indaiatuba, acaba de lançar uma campanha de conscientização sobre os benefícios da equoterapia. Com o tema #SomosTodosTordilha, a ação tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar de pessoas com limitações físicas, psicológicas e comportamentais por meio do tratamento junto aos animais.
"A campanha acontece nas redes sociais e em alguns estabelecimentos parceiros da Tordilha, os quais serão divulgados posteriormente", comenta Thaís Perez Osório, idealizadora e administradora da Estância Tordilha. "Os parceiros divulgarão nossa causa por meio de um material instrutivo e impresso, com explicações de como funciona a equoterapia e quais são os benefícios."
O projeto visa aproximar a sociedade da causa por meio de ícones originais, que representam estes benefícios tanto para praticantes como para suas famílias. "Os ícones apresentados são inclusão social, já que a atividade, em conjunto com o ambiente, possibilita uma melhor relação interpessoal e também promove a socialização; o vínculo estabelecido entre cavalo-cavaleiro desde as primeiras sessões traz autoconfiança, responsabilidade e autoestima, desenvolvendo a afetividade; já a presença do cavalo e o ambiente natural liberam oxitocina e serotonina, hormônios ligados à sensação de bem-estar e alegria", esclarece Thaís.
Além disso, a confiança e a superação também integram a atividade, pois o praticante entende a própria capacidade de ir além e cada passo alcançado melhora seu desenvolvimento e equilíbrio, trazendo uma nova conquista. "Todos estes benefícios levam ao aprendizado, já que atividades como montaria, condução do cavalo a pé, encilhamento, higiene e banho são tarefas que exigem a utilização de diferentes componentes cognitivos", conclui a idealizadora.
A Estância Tordilha atende 61 praticantes e também suas famílias. "O atendimento inclui acompanhamento familiar, com o objetivo de entender as peculiaridades darotina de cada família", acrescenta Thaís.
Divulgação
Por enquanto, a ação ocorre somente na internet e junto às parcerias. "Conforme a população for aderindo, devemos promovê-la por meio de eventos e, talvez, pela comercialização de produtos", revela.
Ainda de acordo com a idealizadora, o público-alvo da campanha são as pessoas que, de alguma forma, podem auxiliar a entidade, que não possui fins lucrativos, a cumprir sua missão. "Seja com o apadrinhamento de novos praticantes ou com ações que possam aperfeiçoar e beneficiar nossas atividades e, claro, nossos atendidos", complementa.
Carolina Barreto, relações
-públicas da Estância Tordilha, fala também que se pretende mostrar à população a causa da equoterapia. "Queremos conscientizar e sensibilizar as pessoas com nosso trabalho, para que, juntos, possamos transformar mais vidas".
Para conhecer a campanha #SomosTodosTordilha, acesse o Instagram: @estancia_tordilha; o Facebook /estanciatordilha; ou entre em contato pelo celular: (11) 98771-3132.

Projeto funciona por meio de apadrinhamentos

Criada em março de 2015, a Estância Tordilha é uma associação sem fins lucrativos que conta com uma equipe de
atendimento multidisciplinar
e habilitada em desenvolver pessoas e manejar cavalos, formada por psicólogos, fisioterapeutas e condutores.
Localizada à Rua Norte, 180, no Recreio Campestre Viracopos, em Indaiatuba, tem como objetivo principal oferecer mais qualidade de vida para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais por meio da equoterapia, ajudando na reabilitação e compreensão das diferenças, além de suavizar a inclusão do praticante na família e no âmbito social.
Além de Thaís, os responsáveis pelo local são Haiquel Abjaude Sabino, fisioterapeuta que atua junto à equipe técnica, elaborando os atendimentos; e Marcelo Messias, proprietário do Rancho Império, local dos atendimentos da Estância Tordilha.
O projeto funciona por meio de apadrinhamento, no
qual pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com a
Tordilha e atender ainda mais
praticantes. O investimento mensal é de R$ 420 (100%), porém é possível ajudar com qualquer valor. Apoiam o pro-
jeto Padaria Suíça, Rancho Império e Instituto Maragata. Mais informações sobre o
projeto e apadrinhamento pe-
lo celular (19) 98241-4826; e-mail equoterapia@estancia
tordilha.com; ou no site www.
estanciatordilha.com . (ABL)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • VINGADORES: GUERRA INFINITA
  • A NOITE DO JOGO
  • DESEJO DE MATAR
  • O RENASCIMENTO DO PARTO 2
  • ASSISTA MULHERES - BRANCO E PRATA
  • VERDADE OU DESAFIO
  • PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO
  • TEU MUNDO NÃO CABE NOS MEUS OLHOS
  • CINECLUBE - BASEADO EM FATOS REAIS
  • PEDRO COELHO
  • OS FAROFEIROS