Publicado em: 18/05/2018 13h18 - Atualizado em 18/05/2018 18h00

EM PAUTA

Fábio Alexandre
Buscando transparência
A homologação do Instituto Brio Conhecimentos (ITB) como empresa vencedora do certame para realização o concurso público que será promovido pela Prefeitura no início do segundo semestre gerou outro intenso debate durante a 12ª sessão ordinária da Câmara, na última segunda-feira (14). Por meio de requerimento, os três vereadores da oposição solicitaram informações referentes à licitação-convite 14/2018. O pedido recebe vistas por sete dias, mas o líder do governo da Casa, Luiz Alberto "Cebolinha" Pereira (MDB), entregou o processo licitatório aos colegas e prometeu uma reunião com o procurador municipal.
Processo
A reunião, no entanto, acontecerá somente na próxima segunda-feira (21), mas deve ser longa. Líder da oposição na Câmara, Alexandre Carlos Peres (SD), revelou que conferiu o processo licitatório e que "tem vários questionamentos a fazer", sem maiores detalhes. Ainda na sessão, comentou: "o concurso público é importante, então que se faça com uma empresa séria, como fez essa Câmara", que contratou a Vunesp para organizar e executar as provas.
Sinal de alerta
Segundo o vereador, o Instituto Brio Conhecimentos enfrenta alguns processos no Estado de São Paulo. "Tantas empresas boas, por que escolher essa?", indagou. "Não estou dizendo que haverá problemas, mas fizemos uma pesquisa e encontramos diversos apontamentos". Alexandre afirma que irá cobrar esclarecimentos. "Vamos analisar o processo licitatório e ouvir o procurador. Mas um sinal de alerta ecoou por aqui", ressaltou.
Homologação
Na homologação publicada na Imprensa Oficial do Município, a Prefeitura explica que a Copel (Comissão Permanente de Licitações) declarou vencedor o Instituto Brio Conhecimentos, empresa que ofertou o menor preço (valor cobrado para as inscrições), atendendo ao solicitado no edital. Total de vagas, cargos, salários, procedimentos e prazo para inscrição e data da prova devem ser divulgados em breve.
Quadrimestre
Duas importantes audiências públicas acontecem nos próximos dias e vale ressaltar que a participação da população é essencial. No dia 28, das 14h30 às 17h, a Secretaria Municipal da Fazenda demonstra e avalia as metas fiscais do primeiro quadrimestre do exercício de 2018.
Saúde
No dia 30, a partir das 14h, a Secretaria Municipal de Saúde convida para prestação de contas de ações quadrimestrais. Qualquer cidadão pode acompanhar as audiências públicas e até mesmo apresentar seu questionamento. As duas reuniões acontecem na Câmara Municipal, que fica na Rua Humaitá, 1.167 (Centro).
Empréstimo
Esta coluna questionou a Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação da Prefeitura sobre o pedido de empréstimo aprovado esta semana pela Câmara (leia mais ao lado). Em nota, afirmou que "o objetivo do projeto foi assegurar a utilização de uma linha de crédito disponibilizada pelo programa Finisa", elencando as obras que serão realizadas. Por fim, destaca que "o financiamento possui amortização em dez anos, não afetando nosso fundo de reservas, para eventuais emergências, por exemplo, no caso de uma queda na arrecadação devido à instabilidade econômica do país".

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • DEADPOOL 2
  • CINECLUBE - ARÁBIA
  • VINGADORES: GUERRA INFINITA
  • A NOITE DO JOGO
  • DESEJO DE MATAR
  • VERDADE OU DESAFIO
  • PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO