Publicado em: 03/05/2018 12h06 - Atualizado em 04/05/2018 15h40

Verdade ou Desafio resgata jogo clássico e testa limites

Durante viagem, amigos caem em armadilha de demônio traiçoeiro

Fábio Alexandre
Divulgação Roteiro chama a atenção, mas desenvolvimento das cenas de terror e suspense decepciona
A mistura de suspense e terror voltada ao público adolescente encontra um público cada vez maior, com tramas que remetem aos nossos maiores medos. Em Verdade ou Desafio, que estreia no Topázio Cinemas, o jogo que todos praticamente experimentaram na adolescência ganha tons diabólicos quando um grupo de amigos se depara com um demônio que irá cobrar obediência ao jogo. Ou então, puni-los com a morte.
Um grupo de amigos da faculdade vai para o México para aproveitar os últimos instantes de suas vidas como universitários. Como era de se esperar, romances antigos e conflitos que deveriam estar encerrados começam a surgir enquanto eles se preparam para se despedir. Olivia (Lucy Hale) e Lucas (Tyler Posey) se destacam entre Markie (Violett Beane), melhor amiga de Olivia, Brad (Hayden Szeto), Rick Carter (Landon Liboiron), Penelope (Sophia Ali), Tysou (Nolan Gerard Funk), Ronnie (Sam Lerner) e Giselle (Aurora Perrineau).
Tudo muda quando um homem estranho e atraente convence uma das moças a fazer seus amigos jogarem um jogo aparentemente inocente de Verdade ou Desafio, e eles despertam um demônio traiçoeiro que está determinadoa fazê-los compartilhar seus segredos mais sombrios ou confrontar seus medos mais íntimos. Se eles recusarem, pagarão o maior preço de todos. "Quem quiser viver, terá que responder com a maior honestidade possível ou fazer alguma coisa que não quer fazer", destaca o diretor Jeff Wadlow (Kick-Ass 2: Quebrando Tudo).
Projeto
Em 2016, quando Wadlow buscava seu próximo projeto, se encontrou com o cineasta Jason Blum para conversar sobre oportunidades em uma parceria com a Blumhouse, responsável pelos sucessos A Morte Te Dá Parabéns, Corra! e Fragmentado. Pouco tempo depois, Verdade ou Desafio recebia aprovação para ser o próximo filme da empresa, conhecida por sua inovação e disposição para correr riscos.
Jeff Wadlow gostou da ideia de elaborar uma narrativa que explorasse os limites de um grupo de bons amigos no desespero da luta pela sobrevivência, com uma pergunta que é sugerida à plateia: "o que você estaria disposto a fazer para sobreviver neste jogo?". O cineasta admite que sempre viu toques de humor no terror: "Sabíamos que era crucial desenvolver bem o projeto e fazer tudo parecer muito real entre os amigos do filme, mas também permitir que a plateia risse nos momentos certos. Sempre tentei encontrar leveza nos momentos mais sombrios da minha própria vida, e foi importante andar nessa corda bamba entre a emoção pura e o riso de verdade".
Quanto mais Wadlow e seus colegas escritores desenvolviam a narrativa, mais descobriam versões do jogo, que existe em quase todas as culturas. As regras incitam as pessoas a fazer coisas que elas não fariam normalmente, como beijar alguém que lhes seja atraente ou revelar algum detalhe profundamente pessoal. "Raramente temos permissão para fazer coisas que não devemos", afirma o diretor. "Pegamos esse aspecto do jogo e então acrescentamos situações de vida ou morte. Dizemos que você não só vai fazer e dizer coisas que normalmente não poderia, mas também que, se não fizer, vai morrer. Isso compõe um cenário perfeito, com oportunidades para a realização de muitos desejos além de muitos momentos aterrorizantes".
Verdade ou Desafio não tem frescor algum e sequer pretende estabelecer um novo padrão. São vários os projetos envolvendo um grupo de amigos que, atormentados por um espírito ou demônio, fazem coisas que ultrapassam vários limites. Aqui, temos mais do mesmo, tão facilmente esquecível como outros já exibidos na temporada.

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Filmes em cartaz
  • VINGADORES: GUERRA INFINITA
  • VERDADE OU DESAFIO
  • PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO
  • TEU MUNDO NÃO CABE NOS MEUS OLHOS
  • CINECLUBE - BASEADO EM FATOS REAIS
  • RAMPAGE: DESTRUIÇÃO TOTAL
  • PEDRO COELHO