Publicado em: 28/06/2018 13h10 - Atualizado em 29/06/2018 18h10

Futuro comprometido?

A figura do professor é fundamental no desenvolvimento de um cidadão consciente. Trata-se do mais importante elemento do processo educativo, em todas as suas esferas. Nesse sentido, são de se lamentar os dados do relatório Políticas Eficientes para Professores, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo o qual apenas 2,4% dos jovens brasileiros têm interesse na profissão. Tal informação se reveste de gravidade quando se constata que há dez anos esse porcentual era de 7,5%.
Segundo o estudo, a baixa atratividade da carreira se deve ao pouco reconhecimento social e aos salários. De fato, é o que ocorre no País. E que explica muito sobre suas terríveis carências, retratadas nas vergonhosas posições cada vez que um ranking educacional é divulgado.
Por outro lado, ao longo de todo o território brasileiro é possível encontrar professores comprometidos, que buscam, por meio de abnegadas iniciativas, criar soluções que aprimoram o processo de ensino e incutem nos estudantes o gosto genuíno pelo aprender. Esses exemplos mostram que há caminhos e esperança.
É necessário, contudo, determinação política por parte dos administradores públicos e senso de responsabilidade de toda a sociedade. Por mais que o reconhecimento apareça entre discursos sociais, ele não necessariamente se traduz em medidas concretas de valorização desse profissional. 
Os dados da OCDE devem servir de alerta para uma realidade que coloca em risco o futuro da Nação. A deterioração de tão nobre ofício contribui para a manutenção de um estado de coisas nada alentador, em que despontam desrespeito e intolerância. O descaso da juventude com os professores é sintomático desse quadro.
Somente a conscientização e uma sistemática promoção de ações voltadas a um efetivo reconhecimento poderão fazer com que os docentes brasileiros voltem a ser tratados como merecem: ao mestre, com carinho.

Veja Também:

Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • OS INCRÍVEIS 2
  • JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO
  • HEREDITÁRIO
  • TOP CLÁSSICOS - ACOSSADO
  • CINECLUBE - SUBMERSÃO
  • OITO MULHERES E UM SEGREDO
  • DEADPOOL 2