Publicado em: 05/07/2018 09h57 - Atualizado em 06/07/2018 13h03

Chave de Ouro

Sabores da Terra termina com muita comida, cervejas artesanais e aulas

Fábio Alexandre
Gastronomia diversificada, aulas-show com chefs renomados, cerveja artesanal e muita música fecham a terceira edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra em Indaiatuba. A festa de encerramento começa hoje (7) e segue até o feriado de segunda-feira (9), no estacionamento do Parque Ecológico.
"O evento é opção de lazer e entretenimento neste feriado prolongado em que se comemora os 86 anos da Revolução Constitucionalista de 1932", afirma Renata Tannuri Meneghetti, da Elo Produções, que promove o festival. A praça de alimentação a céu aberto, com mais de 20 expositores e variedade de pratos da culinária regional, recebe os visitantes das 12h às 22h, hoje (7) e amanhã (8), e das 11h às 16h na segunda (9). A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será enviado ao Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba.
A terceira edição em Indaiatuba teve início em 18 de junho com a participação de 13 restaurantes, que ofereceram aos visitantes menus fechados, a preços acessíveis, com entrada, prato principal e sobremesa. O Sabores da Terra promoveu ainda a Semana Acadêmica de Gastronomia, em parceria com a Faculdade Max Planck, entre os dias 25 a 29 de junho, com aulas-show, palestras gratuitas e a participação de chefs convidados e produtores locais.
História
A Arena de Experiências trará uma cozinha montada pela Total Cozinhas e contará com o apoio dos alunos de gastronomia da Faculdade Max Planck.
O Virado à Paulista, que em fevereiro deste ano foi tombado como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, será homenageado hoje (7), a partir das 13h. Composto por virado de feijão, ovo frito, banana empanada e bisteca suína, o jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, pesquisador e divulgador da gastronomia brasileira, irá preparar a iguaria durante aula-show.
A Fábrica ICB (Instituto da Cerveja Brasil) trará o chef de cozinha e beer sommelier Alex Moraes em uma harmonização de cerveja para compor o Virado. Ainda hoje (7), às 15h30, quem entra na Arena de Experiências é a chef Vivi Góes, que ensinará o corte "Boca de Anjo" em lanches especiais.
Amanhã (8), a partir do meio-dia, o renomado chef Erik Alsaro volta ao Sabores da Terra para ensinar o preparo da Paella Caipira. "Já com a receita anotada, os visitantes terão a chance de tirar a prova por um preço acessível", confirma Renata. No mesmo dia, será realizada uma brassagem de cerveja, ao vivo, pela equipe da The Hops em parceria com a Cervejaria Donnerstag.
Na segunda (9), ao meio-dia, a aula-show contará com o chef Danilo Pagani, formado pelo Instituto Gastronômico das Américas, com especialização em gastronomia italiana. "Danilo vai ensinar o prato mais tradicional do Paraná, mais especificamente do litoral paranaense: o Barreado", destaca Renata. 
A partir das 15h, é a vez de aula-show com o chef Filipe Frischetti e o tema Carnes e Defumação. Graduado em Diplome de Cusine pela Le Cordon Bleu, Frischetti tem especialização em defumação pela Pitmasters Brasil e é integrante da KCBS (Kansas City Berbeque Society).
"Na Alameda da Gastronomia, os visitantes terão a chance de experimentar pratos incríveis", promete Renata. "O famoso porco espalmado, feijoada, menus que dão ênfase ao bacon, hambúrgueres artesanais, espetinhos especiais, pratos típicos das culinárias portuguesa, mexicana e italiana, além de opções doces e rótulos exclusivos de cervejas artesanais".
A Ilha do Sabores trará variedades feitas ao fogo no chão, como a queima do alho, tradicional comida servida aos tropeiros. Já a Feira do Produtor quer aproximar o público do produtor local, com produtos como mel, cachaças, paleta mexicana, pastel de Belém, doces mineiros, queijos, acessórios, entre outras iguarias.
Além da gastronomia e da exposição de produtos, a Festa de Encerramento conta com programação musical Além da gastronomia e da exposição de produtos, a Festa de Encerramento conta com programação musical (Crédito: Divulgação)
O renomado chef Erik Alsaro volta ao Sabores da Terra para ensinar o preparo da tradicional Paella Caipira O renomado chef Erik Alsaro volta ao Sabores da Terra para ensinar o preparo da tradicional Paella Caipira (Crédito: Milennium Imagens)

Música embala o encerramento

Para animar ainda mais a festa no Parque Ecológico, durante os três dias de evento o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra traz shows especiais com artistas locais e da região. A programação tem início hoje (7), às 20h, com Letícia Nicolielo e Rodrigo Begali, que fazem um tributo a Cássia Eller, Amy Winehouse e Cazuza.
Amanhã (8), também às 20h, a atração é a banda The Brothers, formado por Roberto Tempesta (voz, violão e guitarra) e Adilson Fernandes (voz, baixo e violão), ambos com mais de 25 anos de estrada na música. No repertório grandes clássicos do rock. Na segunda (9), a partir do meio-dia, o show fica por conta da banda Roça'N'Roll com o show Do Rock ao Baião, de Pink Floyd a Gonzagão, que define a versatilidade do repertório e de seus experientes músicos.
Por fim, a Festa de Encerramento contará com um espaço dedicado às crianças, comandado pela Império Eventos, que trará como atrativos brinquedos infláveis, simuladores, pula-pula e a presença de monitores. O Sabores da Terra é uma realização da Elo Produções e WB Vinhedo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Faculdade Max Planck, Lógica Digital e TopázioCinemas. O patrocínio é da Castelo Alimentos, Nespresso, Arroz Prato Fino, Royal Palm Hotels & Resorts, R4 Group, Total Cozinhas e Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jundiaí.

EXPOSITORES CONFIRMADOS

Alameda da Gastronomia
Apaixonado por Churrasco - Porco Espalmado
Arriba Paleteria
Bacon Artesanal
Balnas Burger
Boutique da Batata
Boteco Sabor Caipira - Queima do Alho
Chocolateria Rosa de Saron
Danyllo Cunha Buffet - Feijoada
Don Ramón - Mexican Bar & Grill
Domenico Busi
Espetinho do Cleitão
Explosion Grill
Gostinho Artesanal
Margot Casa De Chá & Arte
Marina's Pastel
Portugalia Sabores de Portugal
Rotisserie Pasta Per Tutti
Simetria Restaurante
Cervejarias
Disk Chopp do Alemão
Calavera
The HOPS
Alameda de Produtores
Apiário Itaici
AMB Acessóriosw
Cachaça Artesanal Fazendão
Cachaça de Cambuci Santo André
Doces Mineiros
Queijaria Bonanni
Maria Terra
Rock Mor Gifts

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • HOMEM-FORMIGA E A VESPA
  • MULHERES ALTERADAS
  • DO JEITO QUE ELAS QUEREM
  • OS INCRÍVEIS 2
  • JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO
  • CINECLUBE - A MORTE DE STALIN