Publicado em: 05/07/2018 16h30 - Atualizado em 06/07/2018 14h12

Revolução constitucionalista

O feriado estadual da próxima segunda-feira, também comemorado em Indaiatuba, reveste-se de importância histórica. Trata-se do dia da Revolução Constitucionalista, celebrado anualmente em 9 de julho.
Também conhecido por Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, a data homenageia o movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas promovido pelos paulistas em 1932. O episódio, também chamado de Guerra Paulista, foi o mais importante ocorrido em São Paulo e o último grande combate armado do Brasil.
Cabe rememorar: Vargas tomou o poder com a revolução de 1930, apoiado pelos paulistas e outros Estados. No entanto, o novo dirigente não convocava eleições para a nova Assembleia Constituinte. Sentindo-se traídos, representantes do Exército estacionados em São Paulo e políticos paulistas resolveram rebelar-se. Com a tomada de governo, Vargas governava sem a Câmara de Deputados ou outro órgão de origem democrática. Isso preocupava seus aliados, que exigiam a convocação de eleições.
O estopim a inflamar o sentimento de revolta da população de São Paulo foi o assassinato de quatro estudantes por policiais, em conflito no dia 23 de maio, data que também entrou para a história do Estado. As iniciais dos nomes dos jovens - M.M.D.C. - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - tornaram-se o símbolo da revolução e batizou o movimento.
A exigência por uma nova Constituição era prioridade para a sociedade burguesa de São Paulo, que iniciou a revolução no dia 9 de julho de 1932, combatendo contra o governo nacional durante três meses. O combate chegou ao fim em 2 de outubro, com a rendição dos paulistas.
Em 1997, o então governador Mário Covas oficializou 9 de julho como feriado no Estado. Oficialmente, o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista foi transformado em feriado civil por meio da lei 9.947, a partir de projeto apresentado pelo deputado Guilherme Gianetti. Uma justa homenagem.

Veja Também:

Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • HOMEM-FORMIGA E A VESPA
  • MULHERES ALTERADAS
  • DO JEITO QUE ELAS QUEREM
  • OS INCRÍVEIS 2
  • JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO
  • CINECLUBE - A MORTE DE STALIN