Publicado em: 01/08/2018 13h27 - Atualizado em 03/08/2018 17h47

Encontro Regional de Teatro apresenta 2 peças gratuitas

Programa de qualificação visa formação em dança e artes cênicas

Da Redação
Divulgação São 21 grupos de teatro e oito de dança que engrandecem o potencial cênico da região
O Encontro Regional de Teatro acontece em 32 cidades do estado de São Paulo, representadas por companhias e coletivos de artes cênicas. Nos sábado (4) e domingo (5), Indaiatuba recebe o Programa de Qualificação em Artes, das Oficinas Culturais. O evento acontece no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei) e no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), com apoio da Secretaria de Cultura e Poiesis. Ao final de cada dia, o público da cidade é convidado para prestigiar um espetáculo, encenado por grupos de teatro e de dança participantes. As atrações são gratuitas.
São 21 grupos de teatro e oito de dança que participam do Programa de Qualificação em Artes, cujo objetivo é potencializar a produção cênica local por meio de encontros com especialistas, formações e mostras. Os artistas apresentam pequenos trechos das peças em desenvolvimento, bem como participam de conversas com a curadoria, coordenada por Sérgio Ferrara. Já no 2º Ciclo de Visitas Curatoriais, um novo formato entrou em cena: os grupos de dança do interior que participam do Programa Qualificação em Artes se reúnem também em Indaiatuba para compartilhar os processos criativos em curso.
A proposta é ditar diretrizes para a continuidade da orientação e consolidação dos trabalhos para a 4º Mostra de Dança, que acontece em setembro. A curadoria tem o comando de Ismael Ivo. Além disso, serão oferecidas gratuitamente duas oficinas de dança para artistas do corpo.
Os espetáculos
Pêndulo é o nome do trabalho da RZ Cia de Dança de Piracicaba. Ele discute de que forma as doenças mentais refletem o desconhecido no ser humano. As mais diversas sensações, alucinações e medos tendem a permanecer ocultos no desconhecido do inconsciente. Os sentimentos estão arquivados na mente e, por vezes, afloram de maneira fugaz. A apresentação, destinada a maiores de 12 anos, acontece no sábado (4), às 21h, no Teatro Ciaei.
Outra atração é a peça Revista [Me] brasilis, da Cia. D'Vergente de Piracicaba. Ela mistura dança, paródia e teatro, tendo como inspiração a obra O Bilontra, de Arthur Azevedo, e, no campo estético, o Teatro de Revista. O texto passeia por situações divertidas de uma quase falida Trupe de Teatro. Mas, a convite do Rei, chega para divertir os súditos de seu reino. O espetáculo dialoga com a situação política atual do Brasil, sendo sua referência o texto de Azevedo, que é de 1886. Indicada para maiores de 10 anos, a peça acontece no domingo (5), às 18h, no mesmo local.
O propósito é o compartilhamento dos processos de criação dos grupos orientados para apreciação da curadoria, com intuito de avaliar seu desenvolvimento. Durante o encontro, os grupos participam de conversas com a curadoria e apresentarão pequenos trechos das peças em desenvolvimento, onde a equipe do programa pode avaliar cada processo e realizar apontamentos. O encontro é também um incentivo para que as companhias de teatro trabalhem em rede e aprendam a partir do ato de observar e escutar o outro, uma vez que as apresentações, bem como, os debates são abertas à participação de todos. A direção da curadoria é de Sérgio Ferrara e assistente André de Araújo e Douglas Novais.
O curador Ismael Ivo costuma fazer dois ciclos de visitas aos grupos de dança em orientação para acompanhar os processos. O 2º ciclo acontece em novo formato e os grupos se reúnem em Indaiatuba para compartilhar os processos criativos em curso. A curadoria deve apontar diretrizes para a continuidade da orientação e consolidação dos trabalhos para a 4º Mostra de Dança, que será realizada em setembro. A assistente de curadoria é Andrea Thomioka e a consultora, Cássia Navas.
A Poiesis
A Poiesis - Organização Social de Cultura desenvolve e gera programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados à formação complementar de estudantes e do público em geral.
SERVIÇO
Pêndulo 
Sábado (4) - das 21h às 21h50
Local: Ciaei 
Revista [Me] brasilis 
Domingo (5) - das 18h às 19h
Local: Ciaei

Oficinas de dança

Baseado nos processos criativos para concepção dos seus trabalhos coreográficos, o workshop com o coreógrafo e videomaker, Alex Soares, reúne desafios em multicamadas de tarefas com objetivo dar ferramentas ao processo de criação e pesquisa; são desenvolvidos exercícios de consciência corporal e sensibilização, improvisação, criação de procedimentos.
Já a oficina pretendente potencializar a formação dos profissionais da dança, que se dedicam ao ensino e desenvolvem processos criativos com grupos, com intuito de qualificar a produção em dança através de ferramentas fornecidas pela orientação artística. Samuel Kavalerski é bailarino, coreógrafo e artista visual.


Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • MAMMA MIA! LÁ VAMOS NÓS DE NOVO
  • MISSÃO: IMPOSSÍVEL - EFEITO FALLOUT
  • TOP CLÁSSICOS - HIROSHIMA, MEU AMOR
  • UMA QUASE DUPLA
  • HOTEL TRANSILVÂNIA 3: FÉRIAS MONSTRUOSAS
  • ARRANHA-CÉU: CORAGEM SEM LIMITE
  • HOMEM-FORMIGA E A VESPA
  • OS INCRÍVEIS 2
  • JURASSIC WORLD: REINO AMEAÇADO (SOMENTE SÁBADO E DOMINGO)