Publicado em: 04/10/2018 14h51 - Atualizado em 05/10/2018 16h57

SOU lança aplicativo para usuários de ônibus

Ferramenta permite ao passageiro planejar sua viagem e receber notícias em tempo real

Fábio Alexandre
Facilitar o cotidiano de quem utiliza o transporte coletivo municipal. Esse é o objetivo de novo aplicativo (app) apresentado na quarta-feira (3) pela direção da Sancetur, responsável pela SOU Indaiatuba, em coletiva no gabinete do prefeito Nilson Gaspar (MDB). Entre as funcionalidades da nova ferramenta, destaque para o acompanhamento, em tempo real, do deslocamento dos ônibus, por meio de GPS. Para baixar o aplicativo, basta acessar Play Store para Android ou Apple Store para iOS e buscar pelo app SOU.
Gaspar informou que o aplicativo foi testado pela equipe do Departamento de Transporte Coletivo, ligado à Secretaria de Administração. "Na verdade, o aplicativo já está pronto há uns 60 dias, mas pedimos para testá-lo antes de disponibilizá-lo à população", destacou. "O novo aplicativo vai ajudar os passageiros a organizarem melhor seus deslocamentos".
Fábio Bortolato, diretor de tecnologia da Sancetur, explicou que ao utilizar o app SOU, o usuário do transporte coletivo terá acesso ao mapa com pontos de parada e de venda de créditos, conforme sua localização. O mapeamento é feito pelo sistema GPS. Ao selecionar um ponto, é possível obter informações do local, linhas que atendam ao ponto, o tempo estimado para o ônibus chegar, detalhamento de prefixo do carro, se o veículo é acessível e próximas previsões da viagem selecionada.
No detalhamento é disponibilizada uma tela com mapa da viagem, indicação dos pontos de parada e o local onde os veículos em operação se encontram. Para ter acesso às grades horárias, basta clicar na linha desejada.
Outra função do aplicativo é o planejamento de viagem. Ao digitar o local onde o usuário se encontra e o destino desejado, a pesquisa retornará com as linhas que atendem ao percurso indicado, incluindo o tempo estimado de viagem. "Quando uma das opções de deslocamento é selecionada, o usuário tem acesso a um mapa com o percurso detalhado, o tempo estimado e até as orientações para completar o percurso a pé", explicou Bortolato.Para completar, o aplicativo ainda disponibiliza notícias sobre o sistema de transporte coletivo e emite alertas de modificações em linhas ou vias para o passageiro ficar bem informado. O usuário ainda pode encaminhar mensagens ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da operadora do sistema. Gaspar revelou, ainda, que a empresa está desenvolvendo o aplicativo para também atender deficientes visuais e auditivos.
Licitação
Gaspar informou que o novo edital de concorrência para a concessão do serviço de transporte coletivo deve ser finalizado em breve, após a suspensão da licitação pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A SOU Indaiatuba opera o transporte coletivo municipal por meio de um contrato emergencial.
Bortolato, diretor da Sancetur, e o novo aplicativo (destaque) Bortolato, diretor da Sancetur, e o novo aplicativo (destaque) (Crédito: Werner Münchow)

Veja Também:

Comentar


Mais lidas
Vídeos
Filmes em cartaz
  • VENOM
  • PÉPEQUENO
  • UM PEQUENO FAVOR
  • O QUE DE VERDADE IMPORTA
  • CORAÇÃO DE COWBOY
  • BUSCANDO...
  • O MISTÉRIO DO RELÓGIO NA PAREDE
  • CINECLUBE - A FESTA
  • O PREDADOR
  • A FREIRA
  • OS JOVENS TITÃS EM AÇÃO! NOS CINEMAS