Google Meet recebe cancelamento de ruído no Android e iOS

A Google começou a distribuir a função de cancelamento de ruído para o aplicativo do Google Meet no Android e iOS. A ferramenta está disponível de maneira limitada atualmente e apenas usuários do G Suite Enterprise e G Suite Enterprise for Education foram contemplados com a novidade, que ainda não chegou ao Brasil.
Em algumas regiões do mundo, o cancelamento de ruído já está disponível para usuários da versão web do serviço de reuniões desde junho. Como o nome indica, a nova ferramenta visa limpar a qualidade de áudio durante as chamadas realizadas na plataforma.
A ferramenta da Google utiliza um potente algoritmo de reconhecimento de som que separa o áudio da voz de outros barulhos. Segundo mostram testes com a tecnologia, o software funciona até mesmo com altas cargas de ruído.
É importante ressaltar que a ferramenta pode afetar a qualidade de áudio e causar interferências na qualidade geral do som. Porém, como a limpeza de som é realizada por uma inteligência artificial, a tendência é que os resultados fiquem cada vez melhores, já que o algoritmo se adapta e aprimora seu funcionamento com o passar do tempo.
O Meet utiliza inteligência artificial para cancelar ruídos durante chamadasFonte:  G Suite
Como padrão, o cancelamento de ruído vem desativado na versão mobile do Google Meet. Tanto no Android quanto no iOS, o usuário pode acionar a funcionalidade clicando no menu “Mais” e indo em “Configurações”.
Apesar de ser uma função útil, o cancelamento de ruído do Meet ainda não está disponível no Brasil. Na versão de PC do serviço, os usuários do nosso país podem utilizar outros softwares para melhorar a qualidade de áudio, incluindo o Krisp e o Nvidia Broadcast.

Fonte: Tecmundo