Chatbot é tendência em tempos de isolamento social

Em tempos de coronavírus (COVID-19), investir em transformação digital e soluções automatizadas de atendimento ao cliente, como o chatbot, é mandatório para sobreviver ao “novo normal”. Tendência antes mesmo da pandemia, segundo pesquisa da Chatbots Magazine, a solução inteligente é cada vez mais procurada por empresas que desejam oferecer um atendimento omnichannel de qualidade para seus clientes. Automação do atendimento é fundamental durante coronavírusA Inteligência Artificial (IA) foi e ainda está sendo a alternativa de continuidade das operações para a maioria das prestadoras de serviços.A automatização do atendimento ao cliente por meio da IA cresceu exponencialmente durante o período de distanciamento social Esse crescimento pode ser explicado devido ao fato de os call centers serem considerados serviço essencial ao atendimento da população durante a pandemia de COVID-19 e devido ao aumento de 44% no volume de chamados recebidos pelos setores de atendimento nas empresas, de acordo com relatório divulgado no portal Mercado e Consumo.Dentre as soluções de automação do atendimento ao cliente durante o coronavírus destacam-se os chatbots. De acordo com o site Olhar Digital, desde o início da pandemia, a solução apresentou um crescimento global de 100% e tende a aumentar ainda mais ao longo dos meses. Empresas de atendimento por chatbot crescem até 300% durante pandemia O maior investimento em chatbot pode ser explicado devido ao fato de que muitas empresas de telemarketing viram-se obrigadas a encerrar seus serviços ou diminuir suas operações, migrando seus funcionários para o home office. A nova rotina refletiu diretamente no aumento do atendimento por robôs, que funcionam por redes sociais ou janelas no próprio site.Alguns setores registraram um aumento de até 300% na operação por chatbot durante o período de quarentena, indica o portal UOL. Essa alta na demanda inclui mais de 20 países, contando com o Brasil. Para atender aos consumidores cada vez mais exigentes e multiconectados, é preciso estar disponível 24 horas nos canais em que eles estão. Por conta da necessidade urgente de informações, aliada à escassez de recursos humanos, os assistentes virtuais se tornaram um canal de comunicação muito importante.Ainda de acordo com matéria publicada no portal UOL, só no mês de março, houve um incremento de quatro vezes no volume de requisições comparado ao mesmo período de 2019. Além disso, as sessões de conversa com os bots bateram recorde e alcançaram mais de 35 milhões de sessões. O valor equivale a um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.DNK Infotelecom oferece solução de chatbot inteligente Alinhada às últimas tendências do mercado, um exemplo de chatbot inteligente para call center e contact center é o software da empresa DNK.Segundo a empresa, com o Smart Bot DNK é possível atender o cliente com integrações de app mobile, telefone (URA), SMS, chat, totem, web, WhatsApp, Facebook Messenger, redes sociais e e-mail. O software oferecido pela DNK utiliza essas informações para automatizar e personalizar os processos de atendimento, contribuindo, dessa forma, para aumentar a satisfação do cliente e economia operacional.Dessa forma, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento, com rápida recuperação de informações e dados do cliente.Website: https://www.dnkinfotelecom.com.br/

Fonte: Metropoles